O mundo precisa se capacitar. Na vida profissional, especialmente no aspecto tecnológico, a preocupação com a capacitação é constante. Tempos atrás, saber ler e ter conhecimento básico de matemática era o que bastava. Em nossos dias, no entanto, a exigência se dá não somente quanto ao ensino fundamental e médio, mas quanto a graduação e pós-graduação; caso contrário, dificilmente a pessoa crescerá profissional e socialmente.
A Igreja precisa ser capacitada? Como cristãos precisamos ser capacitados. O cristão precisa cada vez mais conhecimento bíblico, ou seja, uma capacidade no lidar com a leitura e o ensino da Palavra de Deus. Lutero se contentou com que seus membros soubessem bem as seis partes principais do Catecismo Menor.
Hoje, devido às seitas e às muitas interpretações diferentes da Bíblia, faz-se necessário um aprofundado conhecimento desta para não ser jogado de um lado a outro pelos diferentes ventos doutrinários. Há necessidade de “capacitar” o cristão, em especial, nossos membros. Mas capacitar como e em quê? Essa questão é que nos leva à reflexão que segue. Para tanto, o enfoque da IELB para 2013 é retirado do belo cântico de louvor de Zacarias.
O crescimento, o progresso, a capacitação, vem pela ação de Deus so-bre os seus filhos, sobre sua Igreja. Por isso, o capacitando na fé acontece no buscar a Cristo, a cada dia, em sua Palavra. O capacitar a outros para uma vida fiel e amorosa ao único Deus e Pai pertence à ação de Deus Espírito Santo, o qual nos convida a sermos instrumentos na pregação, no testemunho e no viver da fé.
Nisso, contemplemos o exemplo dos primeiros cristãos, que foram capacitados por Deus a viverem a sua fé em Jesus, mesmo em meio a perseguições, sofrimentos e provações, de forma a testemunharem e capacitarem outros: “Assim, a Palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém” (Atos 6.7). E ainda, “Os que haviam sido dispersos pregavam a Palavra por onde quer que fossem” (Atos 8.4).
É crescente a busca pela capacitação de profissionais nos diferentes segmentos da sociedade. Ao mesmo tempo em que hoje crianças praticamente já nascem sabendo como usar um celular, um iPad, um DVD, um computador, a falta de capacitação para os diferentes desafios no mercado e na vida ainda é imenso.
Da mesma forma, apesar de a sociedade estar repleta de igrejas e de pessoas que falem em Jesus, de Deus e da Bíblia, o verdadeiro conhecimento de Cristo como o Sol Nascente ainda lhes está obscurecido. Que Deus seja em tudo buscado, louvado e adorado. A ele toda a honra, glória, poder e majestade.