REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Desenvolvimento Social da IELB: Quadro Atual

Quadro atual


Nestes cento e seis anos de trabalho ininterrupto, a IELB tem marcado presença em todo território nacional, somando mais de 236.000 congregados de todas idades, etnias, culturas e classes sociais. Tem dedicado especial atenção e cuidado ao atendimento cultural e espiritual, buscando desenvolver estruturas e capacitação nos campos da Educação, da Ação Social e da Filantropia. Conta hoje com instituições internacionalmente conhecidas como, por exemplo, o INSTITUTO SANTÍSSIMA TRINDADE, localizado em Moreira, município de Gramado/RS, que atende há mais de 80 anos idosos e crianças; o Centro Comunitário e Social Dorcas, mantido pela Congregação Cristo Redentor de Toledo, PR, que atende a mais de 500 crianças diariamente; A Associação Amigo dos Meninos (AME) fundada em abril de 1972, no seio da Comunidade Ev. Luterana “São João” de Esteio/RS, é uma instituição que procura colocar-se ao lado das crianças e famílias que sofrem, compartilhando com elas o Evangelho da compaixão de Cristo, tanto pelo anúncio como pela vivência.

O SEMEAR ( Serviço Médico Educacional de Atendimento em Reabilitação), essa instituição está em atividade desde 1985, tem como missão oportunizar o bem-estar físico e social do ser humano através de um atendimento integral, a fim de completar sua formação buscando aprimoramento pessoal e intelectual, desenvolvendo suas habilidades; o Centro de Acolhimento Martinho Lutero, fundado em 1986 em Santo Ângelo, RS e ora localizado em Entre Ijuís, RS, é uma instituição que funciona através do sistema de casas-lares, e vem atendendo uma significativa demanda no abrigamento a crianças e adolescentes não só de Entre Ijuís, mas de toda a região; a Associação Beneficente Luterana de Pelotas (ABELUPE), com mais de 20 anos de existência e está sediada num Bairro pobre da periferia de Pelotas, Bairro Santos Dumont, atua em convênio com a Universidade Federal de Pelotas, especialmente com a Fundação de Apoio Universitário – FAU, e atualmente tem mais de 800 famílias e 2,6 mil moradores cadastrados no bairro; a Associação Evangélica Luterana de Caridade - AELCA, sediada na Vila Jardim, em Porto Alegre, RS atende aproximadamente 200 crianças naquele bairro. Ao todo 18 (dezoito) instituições estão registradas como Entidades Sociais da IELB.

Além das 20 Entidades Sociais da IELB relacionadas no Anuário Luterano 2011, mais de 60 (sessenta) escolas são mantidas por congregações da IELB, sem incluir nesse número a ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) que contribui nos seus complexos educacionais com iniciativas missionárias e assistenciais em toda América Latina e do Norte, Europa e África, mobilizando esforços e valores que levam à participação consciente e criativa do ser humano no seio de sua família e comunidade, em paz e fraternidade.

(Extraído do TCC ANÁLISE PROPOSITIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA IELB p 16 de Mario Lehenbauer)

Política Social

Devido as múltiplas manifestações da questão social em solo brasileiro, a IELB decidiu refletir sobre o assunto numa reunião do Conselho Diretor. E com todos os representantes presentes, líderes leigos e pastores conselheiros, estudou e avaliou a Moção 3 que propunha uma política de ação e serviço social para a IELB. Baseada nos seus Estatutos, artigo quinto (Estatutos da IELB Art. 5: organizará e manterá serviços de assistência social, tais como asilos, orfanatos, hospitais creches e outras entidades congêneres) e motivada por esta reflexão realizada neste Conselho Diretor, resolveu implantar oficialmente uma política Social.

Essa Política Social tinha por objetivos: Conscientizar, motivar e orientar a Igreja, para que cada congregação da IELB se torne agência/agente de serviço e ação social, dentro da comunidade onde está inse­rida. (CD-RES 019/99 - Moção 3).

Esses objetivos deveriam ser alcançados até 2004, quando foi feito um novo planejamento até o ano 2010. Nesse planejamento permaneceu o mesmo objetivo, especificando e dando-lhe a possibilidade de mensuração: Ter programas de ação social em cada congregação da IELB. De acordo com a estatística de 2008 da IELB este objetivo não foi plenamente alcançado, pois haviam sido relatadas apenas 562 ações sociais nos formulários estatísticos, de um total de 1447 congregações. E das 18 instituições reconhecidas na IELB, apenas 6 se associaram a rede oficial de Entidades Sociais da IELB (AESI). E o número de ações sociais relatadas vem crescendo apenas lentamente, das 440 ações relatas em 2007, houve um acréscimo de 122 novas ações relatadas, portanto ainda 885 não estão realizando ações socais ou não as estão relatando.

(Extraído do TCC ANÁLISE PROPOSITIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA IELB p 17 de Mario Lehenbauer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com