REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pastor Irmo Wagner recebe Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2010

Irmo Wagner foi indicado por sua atuação, na vila Nova Guaíba, localizada às margens da BR-116, em Guaíba, cidade próxima a Canoas. Ele coordena ações sociais desenvolvidas pelo Programa ULBRA Solidária (Ulbrasol) mantido pela Universidade Luterana do Brasil e tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e comunitário. O pastor atua na ULBRA há 20 anos, sendo que nos últimos 14 como capelão do campus de Guaíba. Ele foi inscrito como candidato ao Prêmio pela Reitoria da Universidade, que é parceira do COEP-Canoas, pela liderança no auxílio à realização de projetos como o Armazém Solidário, onde são guardadas as doações de alimentos, roupas e utensílios domésticos; o Camas Hospitalares, empréstimos de leitos para famílias com doentes em casa; e o Projeto Ariel, exposição de imagens e vídeos para reflexão da comunidade.

Anualmente, também esteve à frente de outras campanhas, como a Páscoa Solidária, Inverno Solidário (arrecadação de agasalhos), Dia das Crianças, Natal Solidário e Trote Solidário. Pelo ULBRASOL, Irmo coloca empresas e a Prefeitura Municipal atuando em sintonia os professores, colaboradores e alunos do campus e seus familiares, na organização de atividades como cursos de inclusão digital e de agentes comunitários de saúde, artesanato, aulas de violão e de teatro, assistência jurídica gratuita, atividade de contação de histórias e mala de livros, gerenciamento do Banco de Alimentos.

Ações

O pastor Irmo estima que, somente em 2009, participaram das ações do ULBRASOL mais de nove mil pessoas, em mais de 20 projetos desenvolvidos simultaneamente nas áreas do ensino, esporte, saúde, pastoral e ação social, beneficiando em torno de seis a sete mil pessoas. Ele deixou, neste semestre, o cargo de vice-presidente do Banco de Alimentos de Guaíba, que distribui cerca de 50 mil quilos de alimentos ao ano. O Trote Solidário, entre os calouros do campus, desafia os estudantes a doarem material escolar. Em 2010, foram arrecadadas 85 mil folhas A4 para beneficiar mais de cinco mil crianças de escolas públicas de bairros carentes.

Um destaque no trabalho do pastor Irmo é a dedicação à formação de líderes nas comunidades, pessoas que são preparadas para repassar orientações e informações sobre datas de eventos, cursos, ações sociais em benefício da promoção social. Também pela ação da Pastoral Universitária, o capelão tem intensa atividade junto aos cidadãos que vivem em extrema miséria, convivendo com a fome, gravidez na adolescência, falta de atendimento de saúde, crianças em risco e abandono, entre outras situações.

Na última semana, Irmo Wagner deixou o cargo de capelão do campus universitário para assumir a direção da Escola ULBRA Martinho Lutero. Convicto da sua responsabilidade como cidadão, já está planejando incrementar os projetos sociais da escola, envolvendo professores, colaboradores e os alunos e seus pais. “Sou amigo das mães e já disse a elas: quero vocês participando comigo”, afirmou.

Prêmio

O prêmio é um reconhecimento às pessoas de comunidades que participam ativamente na promoção da melhoria da qualidade de vida na sua região ou pessoas que, não sendo comunitários, participam ativamente e com dedicação pessoal ao trabalho em comunidade. O Prêmio é uma peça de reconhecimento e não distribui recursos financeiros. A votação nos indicados ocorre por meio do site dos promotores do Prêmio, realizada e 9 de agosto a 30 de novembro.

O Prêmio Betinho Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008, quer valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também quer ser um estímulo para que as pessoas encontrem sua forma de participação.

Conheça as instituições promotoras do Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2010:

COEP – Rede Nacional de Mobilização Social
O COEP é uma rede que reúne comunidades, organizações e pessoas. São cerca de 1.100 organizações, públicas e privadas (universidades, empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e organizações não governamentais, entre outras); mais de 100 comunidades em todos os estados brasileiros; 29 municípios e mais de 12.500 participantes da Rede Mobilizadores. Saiba mais, acessando www.coepbrasil.org.br

Rede de Mobilizadores

A Rede Mobilizadores reúne pessoas, do Brasil e do exterior, que atuam ou desejam atuar na área social. Os participantes interagem e aprimoram conhecimentos e práticas na área social por meio do site http://www.mobilizadores.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com