REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

sábado, 30 de abril de 2011

Placar do Aquecendo Corações

Disciplina Administração Institucional da IELB no Seminário

Neste ano de 2011 são 14 os estudantes do Seminário, 6º Ano, Formandos 2011 que estão participando da "Disciplina Administração Institucional" da IELB, coordenada pelo PEM.

Nestas aulas são convidados os Coordenadores das Áreas, ou seja, os Executivos da Diretoria Nacional, as Ligas Auxiliares, a Hora Luterana e a Editora.

SBB alcança a marca de 100 milhões de Bíblias

O ano de 2011 marcará uma conquista especial para os cristãos de todo o mundo. A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) alcançará no primeiro semestre a inédita marca de 100 milhões de Bíblias (87 milhões) e Novos Testamentos (13 milhões) produzidos.

O expressivo número é contabilizado desde setembro de 1995, quando a Gráfica da Bíblia, instalada na Sede Nacional da SBB, em Barueri (SP), foi inaugurada. Desde então, a unidade representou um verdadeiro divisor de águas na produção, encadernação e distribuição de literatura bíblica no Brasil. E, hoje, constitui-se um dos maiores centros produtores de Bíblias do mundo.

Para celebrar esse feito, a SBB está programando um grande culto de ação de graças, a ser realizado em 10 de junho, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, no centro de Barueri, a partir das 18h30. Nesta data, também será comemorado o 63ª aniversário da SBB. “Esse é um momento especial de agradecimento e oração a Deus. Todos esses exemplares foram distribuídos a milhões de pessoas, que tiveram a oportunidade de ter seus corações semeados com a Palavra que transforma vidas”, diz o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert, lembrando que esta é uma festa do Livro Sagrado e de todas as igrejas cristãs que contribuíram para disseminá-lo.

Na programação da grande celebração estão previstos momentos emocionantes, entre os quais depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela Palavra de Deus e o agradecimento a Deus de representantes de cerca de 100 países pelas edições das Escrituras impressas em mais de 2,5 mil idiomas. “Esta também será uma ocasião para louvar a Deus”, reforça Seibert. Grupos de música gospel foram convidados a conduzir hinos cristãos e estimular a participação do público.

A Gráfica da Bíblia

Criada para servir as igrejas cristãs no Brasil e no mundo, a Gráfica da Bíblia tem excelência reconhecida além das fronteiras nacionais, permitindo que a SBB exporte para mais de 100 países das Américas, África, Ásia e Europa. De suas instalações saem exemplares em português, espanhol, inglês, francês, árabe e até em ioruba, idioma falado em países africanos. ‘’Do total de Bíblias e Novos Testamentos produzidos, 20% foram destinados à exportação. Isto significa que 100 milhões de pessoas, não apenas no Brasil, mas em vários lugares do mundo, contam com esse verdadeiro tesouro que é a Palavra de Deus em suas mãos”, complementa Seibert. Produzindo um exemplar da Bíblia a cada três segundos, anualmente, a Gráfica da Bíblia responde por uma produção média de 8,5 milhões de Bíblias. Por mês, são utilizadas 800 bobinas de papel que, se desenroladas, equivalem a 24 mil quilômetros. O papel consumido em um ano seria suficiente para dar 7,2 voltas na Terra.

A SBB

A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Além disso, por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.

Entre os públicos beneficiados pelas publicações da SBB destaca-se o deficiente visual. Graças à Imprensa Braile, implantada na Gráfica da Bíblia, desde 2002, esse segmento tem acesso ao texto integral das Escrituras Sagradas em braile. Sempre atenta à sua missão, a Sociedade Bíblica do Brasil já participou de projetos destinados à tradução de partes das Sagradas Escrituras para tribos brasileiras, como Kaigang e Kaiowá. Também produziu o Novo Testamento em Sranan Tongo, língua falada no Suriname. Em 2004, lançou a Bíblia em Guarani Mbyá, a primeira completa, traduzida, editada e impressa no Brasil e, em 2007, publicou o Novo Testamento Xerente. A SBB faz parte de uma fraternidade mundial criada no início do século XIX com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua.

100 Milhões de Bíblias – A Festa do Livro Sagrado - http://www.100milhoesdebiblias.org.br/

§ Data: 10 de junho de 2011 (sexta-feira)

§ Horário: A partir das 18h30

§ Local: Ginásio Poliesportivo José Corrêa

§ Endereço: Avenida Guilherme P. Guglielmo, 100 – Centro – Barueri (SP)

20 de maio: DIA DA SOLIDARIEDADE

O Dia da Solidariedade desde ano acontecerá em 21 de maio. O Assessor de Ação Social e Coordenador de Projeto da IELB, Rev. Mário Lehenbauer, apresenta um breve texto sobre o tema. Confira:

SOLIDARIEDADE

Se olharmos para o significado da palavra solidariedade veremos que este adjetivo provém do substantivo solidário, que tem na sua raiz latina o significado de sólido, completo, inteiro. Por isso, podemos afirmar que a verdadeira solidariedade começa em Deus, pois ele é completo, inteiro e sólido.

Deus mostra a sua solidariedade quando vem ao encontro das pessoas, em Jesus Cristo. E, em Cristo, revela a sua essência: o seu amor ao mundo (Jo 3.16). Em Cristo vemos Deus vindo ao encontro das pessoas, para que nenhuma pessoa mais precise ser incompleta. Pela fé, todas as pessoas do mundo podem participar da plenitude de Deus. A fé é ação da solidariedade de Deus: ele dá a fé por meios maravilhosos que são a sua palavra e os santos sacramentos. Com a sua Palavra ele conversa com todos, falando de seu coração ao coração das pessoas. Nos sacramentos ele faz sentir a sua presença material, onde ele nos acaricia e abraça.

Nós luteranos aprendemos de Deus, em Cristo, a sermos solidários e demonstramos isso nos reunindo em comunidades ou congregações onde juntos com outros aprendemos do Deus Triúno, a demonstramos solidariedade provendo no mundo o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (Fp 2.4-5).

Nós luteranos estamos caminhando para o céu amparados e fortalecidos na fé pela Palavra de Deus e os Sacramentos na comunidade e indo ao encontro do nosso próximo para compartilharmos com ele a nossa vida, tanto física, mental e espiritual integrando ele também na comunidade. Para que mais gente possa ter uma vida abundante, livre, independente, responsável e autônoma, junto com Deus, em Cristo, o autor da vida.

Rev. Mário Lehenbauer

IELB inaugura novo templo em Bento Gonçalves

Matéria Publicada no Jornal "O Semanário" em 26/04/2011
Redação: Bettina Schünke

O domingo, 17, foi um dia de comemoração para os membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) em Bento Gonçalves: a Comunidade Cristo inaugurou o seu novo templo.

Em reforma desde 1999, a igreja, instalada na Rua Pedro Koff, 603, no bairro Santa Helena, foi construída em regime de mutirão, com recursos e contribuições dos membros e de amigos da congregação.

O eventou contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre eles o prefeito municipal, Roberto Lunelli. A solenidade foi composta pelo ritual de abertura e pela consagração dos instrumentos utilizados durante o culto. Após o culto, os membros e convidados confraternizaram em um almoço no salão da comunidade.

Segundo o pastor Sérgio Lauri Patzer, a inauguração do templo representa não somente o alcance de um sonho dos membros, como também uma oportunidade de que a igreja torne-se ainda mais conhecida na cidade e possa servir de apoio espiritual. “Com a conclusão das obras, as condições para as atividades ficam bem mais fáceis”, disse Patzer.

Atualmente, a congregação conta com 225 membros e atende também as localidades de Farroupilha, Garibaldi e Pinto Bandeira.

Inscrições para o LutherFest encerram dia 30

O LutherFest é um festival de música cristã e popular promovido pela Comunidade Evangélica Luterana Ebenézer, de São Paulo. A cada edição reúnem-se bandas de todo o Distrito Paulista e já está confirmada a participação de irmãos do Distrito Bandeirante. Em 2011, o LutherFest no CEU será realizado no dia 14 de maio, às 13h, no CEU (Centro Educacional Unificado) Campo Limpo (Av. Carlos Lacerda, 678, Jd. Pirajussara).

As inscrições para o LutherFest no CEU estarão abertas até o dia 30 de abril para grupos musicais, solistas (intérpretes) e grupos corais. Cada inscrito poderá apresentar até quatro músicas, sendo duas cristãs e duas populares ou três de um único tipo (cristã ou popular). Para inscrever-se, mande a ficha preenchida e as músicas (cópia da letra) para a Congregação Ebenézer ou para o email: luther.fest@gmail.com. É obrigatório o envio das letras das músicas a serem apresentadas.

Este ano a entrada para o LutherFest será uma doação de brinquedo novo. Informações pelo telefone (11) 5841-4254.

*CEU: Centro Educacional Unificado são escolas da prefeitura de SP espalhados em toda capital

Estréia hoje Programa Cristo Para Todos

Hoje, dia 29 de abril, estréia no Canal CPT do YouTube o novo Programa Cristo Para Todos (CPT). No sábado, 30, o programa será exibido na PoaTV, na NET Porto Alegre. O tema de estréia será o trabalho. A equipe responsável é coordenada por Paulo Winterle. Ele afirma que a proposta da nova fase da produção é ser uma revista eletrônica cristã, que trará semanalmente reportagens, entrevistas, mensagens e música. O lançamento do novo formato do programa de TV, aconteceu no dia 19, no Centro Administrativo da IELB. Na grande Porto Alegre é o canal 6 de TV a cabo, nos seguintes horários:

*Sábado: 11h – estreia

*Domingo: 12h30min

*Segunda: 13h

*Terça: 15h

*Quarta: 7h

*Quinta: 15h

terça-feira, 5 de abril de 2011

SBB distribui mais de 230 milhões de Escrituras

Os números alcançados em 2010 pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) trazem uma grata constatação. As Sagradas Escrituras distribuídas em território nacional apresentaram um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, com 235.532.571 de exemplares. “Somos movidos pela missão de proporcionar a todas as pessoas o acesso à Palavra de Deus. Nossos esforços estão voltados principalmente a populações em situação de risco social, espalhada por todo o País. O contato com a mensagem bíblica, mesmo que num pequeno folheto, tem ajudado a resgatar vidas”, afirma Rudi Zimmer, diretor executivo da SBB.

Ao oferecer o texto bíblico em diferentes formatos, a SBB busca atender às necessidades específicas dos mais variados públicos, englobados em seus programas de ação social. Além dos 5.992.041 de Bíblias distribuídas – marca próxima à registrada em 2009 – também foram distribuídos 674.355 Novos Testamentos, 2.640.603 porções bíblicas (livretes contendo partes do texto bíblico, como, por exemplo, evangelhos) e 225.933.245 seleções bíblicas (folhetos com texto bíblico). As exportações, por sua vez, cresceram 39%, alcançando a marca de 1.305.712 literaturas bíblicas, sendo 1.282.281 Bíblias, 20.945 Novos Testamentos e 2.486 publicações diversas.

Do total de Escrituras distribuídas em território nacional, 10,7% foram entregues gratuitamente a populações carentes, um crescimento da ordem de 5,8% em relação a 2009. Entre os contemplados pelas ações da organização estão os ribeirinhos da Amazônia, detentos, enfermos hospitalizados, pessoas com deficiência visual e estudantes (veja quadros abaixo).

“Estamos cientes de que ainda há muito para ser feito até que a mensagem bíblica alcance todas as pessoas. Mas, contando com o apoio de cristãos de todo o mundo, igrejas e organizações, estamos colhendo resultados gratificantes”, avalia Zimmer, ressaltando também a importância do programa Sócio Evangelizador, mantido há mais de 30 anos pela SBB. Nele, voluntários, que fornecem recursos para a produção do material, fazem uma distribuição maciça de seleções bíblicas, com o propósito de provocar a reflexão sobre temas recorrentes da vida urbana, como solidão, violência e valor da vida humana.

Distribuição de Escrituras em 2010 – Brasil

Bíblias completas
5.992.041

Novos Testamentos
674.355

Porções Bíblicas
2.640.603

Seleções Bíblicas (folhetos)
225.933.245

Diversos
362.327

Total geral de Escrituras
235.532.571

Distribuição de Escrituras em 2010 – Exportações

Bíblias completas
1.282.281

Novos Testamentos
20.945

Porções Bíblicas e outros
2.486

Total geral de Escrituras
1.305.712

Doações de Escrituras em 2010 – Nacional

Impressos
25.143.876

Áudio e vídeo
8.564

Braile (Bíblias e porções)
8.956

Digital (Biblioteca Digital)
1.727

Total geral de Escrituras
25.163.123

A Gráfica da Bíblia – Em 2011, quando completa 63 anos, a SBB alcançará, ainda no primeiro semestre, a marca de 100 milhões de Bíblias e Novos Testamentos produzidos. O expressivo número é contabilizado desde setembro de 1995, quando a Gráfica da Bíblia, instalada na Sede Nacional da SBB, em Barueri (SP), foi inaugurada. A partir de então, a unidade representou um verdadeiro divisor de águas na produção, encadernação e distribuição de literatura bíblica no Brasil. Hoje, constitui-se no maior centro produtor de Bíblias do mundo.
Edições primorosas – As traduções bíblicas publicadas pela SBB são fiéis aos originais – hebraico, aramaico e grego. São publicadas três versões: João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida, João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada – e Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). Esta última, desenvolvida pela Comissão de Tradução da SBB e lançada no ano 2000, destaca-se pela fidelidade aos textos originais ao mesmo tempo em que adota estrutura gramatical e linguagem utilizadas hoje pelo povo brasileiro.

Outra característica da SBB é acompanhar os avanços tecnológicos, oferecendo o texto bíblico em formatos e modelos variados. Assim, é possível encontrar o texto bíblico em formatos e mídias variados – impresso, braile, áudio, CD-ROM, DVD, MP3, e-pub, entre outros – e também com múltiplos recursos, entre os quais dicionário, mapas e notas de estudo e de referência.

A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.

A SBB faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial fundada em 1946 com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 147 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios. Essas entidades são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.

AELCA é campeã do Liquida Social 2011

Vencedora da promoção Liquida Social 2011, promovida pelo Clube de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, dentro da Campanha Liquida Porto Alegre, a Associação Evangélica Luterana de Caridade (AELCA) recebeu o prêmio de R$ 5.000,00 conquistado através de votação popular no site da promoção. A entidade obteve o maior número de votos e ficou em primeiro lugar. A campanha aconteceu no mês de fevereiro e o resultado foi anunciado no dia 29/03.

A AELCA, o Centro Administrativo da IELB e várias Congregaçãoes formaram uma rede de divulgação do link para votação no site do Liquida Social 2011, através de e-mails e das Redes Sociais Twitter e Facebook. Essa mobilização resultou na vitória da entidade.

Os dirigentes da entidade agradecem aos que votaram e informam que o dinheiro será utilizado para o início da reforma do telhado da sede. Segundo eles a necessidade vai bem além, mesmo assim todos estão felizes e gratos a Deus pelo engajamento dos irmãos e disseram que "cada voto representa além do valor em si, o crescimento do comprometimento social de nossa IELB".

O Prêmio Liquida Social tem como objetivo promover o desenvolvimento social de Organizações da Sociedade Civil e visa à execução dos projetos apresentados pelas entidades, que devem atender as seguintes especificações: beneficiar uma comunidade da cidade de Porto Alegre;ter foco no desenvolvimento comunitário ou educacional;projeto ser desenvolvido no decorrer do ano de 2011.

Este é o quarto ano que a CDL realiza esta ação social, em conjunto com a ONG Parceiros Voluntários. As dez instituições finalistas do 4º Prêmio Liquida Social foram escolhidas através de votação pública realizada até o dia 27 de fevereiro. A organização mais votada recebeu R$ 5 mil, a segunda, R$ 3 mil e a terceira, R$ 2 mil.
Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com