REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

terça-feira, 22 de março de 2011

Presidente da IELB ressalta união em encontro com lideranças nacionais

Após o cantar do Hino 298, o presidente Rev. Egon Kopereck fez a leitura de 1 Co 12.20. O pastor lembrou que Deus deseja que sua Igreja seja um corpo, que funcione em harmonia. Ao fazer comparações com o corpo humano, Kopereck lembrou que cada órgão possui sua função e sua importância. "Também é assim na Igreja, cada membro é importante”.

Ele ressaltou que as diferenças e divergências devem servir como sugestão e caminho para o crescimento. “Somos muitos membros em um só corpo, mas a cabeça é Cristo”. O pastor falou do trabalho como Sínodo e do objetivo maior que é levar Cristo Para Todos. “Precisamos trabalhar em sintonia e afinados para que tudo corra bem”.19 de Março de 2011.

quinta-feira, 17 de março de 2011

LSLB: Vítimas das enchentes no Sul precisam de ajuda

A LSLB apóia o Departamento de Assistência Social da CEL Cristo, de Porto Alegre, que está recebendo doações de alimentos não perecíveis, roupas de cama, calçados e roupas de inverno, para as vítimas da enchente em São Lourenço do Sul. As doações serão recebidas até o próximo sábado (19/03) e posteriormente encaminhadas para a CEL Da Cruz, de São Lourenço. As comunidades de Porto Alegre e Região Metropolitana que puderem colaborar, devem entregar suas doações na Av. Presidente Roosevelt, 730.

Mais informações pelos telefones 3342-1408 e 3342-6013. Doações também podem ser feitas nas sedes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros da sua cidade. E se você puder ajudar com alguma doação em dinheiro a prefeitura de São Lourenço do Sul abriu uma conta bancária afim de angariar fundos para auxíliar as vítimas da enchente. Banrisul S/A - Conta Corrente Prefeitura Municipal - Doações Enchentes - AG: 0870 - C/C 04.029179.0-7

Ondas de imagem

Se uma imagem vale por mil palavras, então qualquer coisa que a gente escreve sobre esta tragédia nipônica corre o risco de sucumbir. Sempre carregando as sofisticadas câmeras, os japoneses estão revelando ao mundo cenas impressionantes. O sentimento global é de perplexidade. Será o cumprimento da profecia de Jesus? Que “todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas” (Lucas 21.25)? Porque “todas as nações”? Qual a razão dos moradores que vivem nos lugares mais altos, ou no outro lado do planeta, estarem apavorados? Creio que a resposta está nesta grandiosa onda que invade o mundo – as chocantes imagens vindas do país da Kodak, da Sony, da Panasonic, da Nikon...

Tsunamis são antigos. Há três mil anos o rei Davi já dizia: “Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles” (Salmo 32.6). Davi comparou este desastre natural com a desolação espiritual que invade a vida daqueles que não têm um “esconderijo que livra da aflição” (v.7). Ele viveu às margens do Mar Mediterrâneo, e deve ter presenciado ou sabia algo a respeito. Segundo registros arqueológicos, foi neste período bíblico que ocorreu um dos maiores maremotos que aniquilou a ilha de Creta, próximo às terras litorâneas de Israel.

O fato novo, por isto, são as impactantes imagens que transportam a humanidade para o Japão, e faz com que “todas as nações estejam desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas”. No entanto, se a imagem tem poder, vem à lembrança a foto daquela criança de quatro meses, encontrada viva entre os escombros do tsunami, e que se tornou símbolo de esperança no Japão. Algo que remete à imagem da criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura. “Não tenham medo”, disse o anjo aos pastores de Belém, porque este menino vai salvar vocês. Já crescido, ele acalmou o mar, e todos ficaram admirados: “Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?” (Mateus 8.27). É dele que Davi se refere ao confessar “Tu és o meu refúgio” quando surgem as grandes ondas.

Rev. Marcos Schmidt

marsch@terra.com.br

terça-feira, 15 de março de 2011

Pastor de São Lourenço do Sul relata o drama da enchente

"Externamos o nosso agradecimento pelas orações, doações e pelo carinho demonstrado aos moradores aqui de São Lourenço do Sul, RS. A cidade precisa muito da nossa ajuda! Necessita da ajuda de toda a nossa querida IELB!

O templo da CEL Da Cruz e a casa paroquial não foram atingidos pela enchente, bem como a maioria das casas em que se encontram famílias luteranas. Contudo, em torno de vinte famílias luteranas tiveram suas casas invadidas pela água (nenhum óbito).

A água subiu muito rápido, de madrugada, a maioria estava dormindo. Só deu tempo de acordar a família e sair com vida. Eu mesmo, fui acordado com um telefonema: “A metade da cidade está embaixo de água...”. Ainda sonolento, não estava entendendo... “Choveu muito, mas não a ponto de inundar a cidade” – pensei. Mas o problema é que choveu muito também em outros lugares e o arroio trouxe toda esta água para a cidade, invandindo ruas e casas.

É triste, desolador entrar na casa, no dia seguinte e encontrar tudo molhado e coberto de lama, praticamente tudo perdido: móveis, roupas, eletrodomésticos. A força da água quebrou e “reorganizou” o que tinha dentro da casa em outras peças. Alguns móveis, no baixar da água, vieram parar na porta, dificultando, e muito, a abertura da mesma. Coisas que pensávamos acontecer só em filmes, ou distante de nós, aconteceu e está acontecendo em São Lourenço do Sul.

Helicópteros içavam pessoas de telhados e terraços, inclusive, nesse momento em que escrevo, ainda sobrevoam helicópteros cruzando sobre a casa paroquial. As famílias da congregação que não foram atingidas pela enchente “apadrinharam” as que foram, para, pelo menos, auxiliarem nas primeiras necessidades: água potável, comida, roupa seca, abrigo para dormir, materiais de higiene e limpeza. Agora estão limpando as casas e depois precisam aguardar que seque para poder retornar.

Uma necessidade posterior será a de reorganizar a casa com, pelo menos, as coisas básicas, como: cama, colchão, fogão, louças. A CEL Da Cruz já está fazendo uma campanha interna para tal, uma vez que muitas destas famílias perderam praticamente tudo o que possuíam dentro de suas casas e, alguns, terão grandes dificuldades de recompor suas casas devido estarem desempregados no momento. Desta forma, a Congregação colocou a disposição dos irmãos a sua conta bancária para quem quiser e puder auxiliar:

Banco do Brasil
Agência: 0327-1
Conta: 17741-5
CEL Da Cruz
CNPJ: 89495329/0001-84

Também há uma conta disponibilizada pela prefeitura da cidade para ajuda geral:

Banrisul S/A
Conta Corrente Prefeitura Municipal - Doações Enchentes
AG: 0870 - C/C 04.029179.0-7

Sendo isto para o momento desejo as mais ricas bênçãos do Deus eterno a todos! Solicitando que continuem a orar pelos moradores de São Lourenço do Sul".

Na paz de Cristo, nosso Senhor,

Pr. Odacir Biindchen.

sábado, 12 de março de 2011

Termina a reunião do Conselho Distrital

O Conselheiro Distrital Osmar Schneider agradecer a Congregação Cristo para Todos de Ribeirão Preto pela acolhida e acomodações.

O pastor Local Dieter Joel Jagnow, nos dirigiu uma oração de encerramento. Sem nada mais a constar, eu Josiane Soares Delgado, vice-secretária Distrital, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim e pelo Conselheiro Distrital.

Estatisticas, contas e Departamentos

Foi observado o envio até dia 31/03/2011. 

CONTAS PENDENTES JUNTO A IELB
O conselheiro incentivou, por parte de cada interessado, a negociação, atualização e acerto.

DEPARTAMENTOS
Os departamentos fizeram breves relatos sobre as programações realizadas e próximas. PRÓXIMA

REUNIÃO
A próxima Reunião Distrital Acontecerá no dia 02 de julho na Congregação Manancial em Leme. O Pastor Galdino Oscar Schneider fará a continuação do Estudo sobre Missão.

Festival Luterano e programação Distrital

Foi feita uma discussão sobre o evento levntando questões sobre seus objetivos, estrutura e público alvo, o pastor Gilson Persike propôs para este ano (2011) a realização de um Culto Distrital Comemorativo sediado por uma das Congregações. A proposta foi aceita pelo Conselho. A Congregação interessada em sediar o evento deverá se manifestar por escrito até a próxima reunião do Conselho.

PROGRAMAÇÃO DISTRITAL

O pastor Gilson Persike apresentou uma proposta para discussão referente ao Calendário Distrital. Foi proposto que o assunto seja enviado as congregações e a seus departamentos para estudo e logo após aconteça uma reunião com a presença do Pastor Gilson Persike, a fim de esclarecer e apresentar a proposta referente as modificações no Calendário Distrital. A mesma foi aprovada pelo Conselho.

Cartas, PEM e Aquecendo Corações

O Pastor Ricardo Bonne Wotckoski pediu uma carta de recomendação para reintegração como Pastor, a ser enviada para o Presidente da IELB Egon Kopereck.  Mediante discussão ficou resolvido que o parecer do Conselho é favorável para a comissão de colóquio estude o reingresso do mesmo.

PEM E AQUECENDO CORAÇÕES

Referente ao PEM, foi incentivado e recomendado o uso do material, mas que acima de tudo seja priorizado o estudo da palavra, tanto em grupos, famílias ou na igreja. Foi proposto pelo leigo Claudyo M.  Hergert, a extinção do cargo de líder do PEM e que a representação distrital do PEM seja realizada pelo Conselheiro e vice-conselheiro do Distrito, com o objetivo de incentivar e motivar o assunto nos Conselhos Distritais e quando se fizer necessário.

Proposta e chamado

O Pastor Gilson Persike e o leigo Rafael Henrique dos Santos ficaram responsáveis de elaborar uma proposta, a qual foi aprovada com as seguintes diretrizes:

1- Que em situação de vacância, pastores que atendam a Congregação sejam ressarcidos pela mesma. Em caso de impossibilidade, o caixa Distrital poderá ser acionado.

2- Em situação de visitas e/ou tratativas pastorais a pastores e diretorias, o caixa Distrital custeie o trabalho dos conselheiros e lideres leigos.

3- Em situação de festividades, batismo, casamentos e outros eventos necessários, o pastor convidado e/ou solicitado para dirigir os "trabalhos" seja ressarcido pela Congregação solicitante.

CHAMADO

O Pastor Fabiano Muller aceitou chamado para Parobé – RS. No momento o pastor Carlos Krack está atendendo a Congregação “Redentor” Campinas.

Tesouraria, incentivos e despesas

O tesoureiro Danilo fez a apresentação e esclarecimentos do relatório caixa que conteve um saldo total no ano de 2010, de R$ 5.010,87(cinco mil e dez reais e oitenta e sete centavos). Neste ano, até o final de Fevereiro, o total de entradas foi de R$ 1.925,00 (hum mil novecentos e vinte e cinco reais) e saídas de R$ 2.826,00(dois mil oitocentos de vinte e seis reais) encerrando o mês com saldo total de R$ 4.938,87(quatro mil novecentos e trinta e oito reais e oitenta e sete centavos).

O relatório foi aprovado sem alterações. O Conselheiro Distrital propôs a compra de um apresentado multimídia para a utilização junto ao data-show e em discussão do plenário se decidiu pela compra , também, de um cabo serial e um cabo de som, sendo o líder leigo André Ricardo Delgado, responsável pela compra dos materiais

INCENTIVOS

A congregação que já está fazendo a oferta continuar e se possível trabalhar possibilidades para alcançar o objetivo e as congregações que ainda não estão ofertando, se organizar e incentivar as ofertas.

DESPESAS

O Conselheiro expôs os pequenos e numerosos casos de necessidade da visita do Pastor Conselheiro Distrital as congregações, famílias, eventos, abrindo discussão sobre quem seria responsável pelas despesas dessas visitas. O Pastor Gilson Persike e o leigo Rafael Henrique dos Santos ficaram responsáveis de elaborar uma proposta.

Começa reunião do Conselho Distrital em Ribeirão Preto

Começou agora pouco, na Congregação "Cristo para Todos" em Ribeirão Preto, mais uma reunião do Conselho Distrito Bandeirante. O conselheiro distrital, rev. Osmar Schneider saudou todos os presentes convidando para louvarem a Deus. Em seguida do o vice-conselheiro rev. Elton Junges dirigiu a todos em oração. Logo depois passou a palavra ao rev. Galdino Oscar Schneider que realiza estudo com o tema "Missão de Deus"

Após a palestra serão tratados os seguintes assuntos:
  • Apresentação do Relatório Caixa
  • Incentivo ao crescimento da IELB
  • Atendimento a Congregação Redentor - Campinas/SP - Em vacância -
  • Andamento do chamado para Congregação Redentor - Campinas/SP
  • Apresentação da carta rev. Ricardo Wotckoski
  • Comissão do PEM e Aquecendo Corações
  • Festival Luterano
  • Programações e datas dos Departamentos e Congregações
  • Estatistica 2010 das Congregações da IELB
  • Contas pendentes junto a IELB
  • Palavra dos Departamentos - JELB, LSLB, PEM, FAPI, AqCo, EBD...-

quinta-feira, 10 de março de 2011

Reitor da Ulbra ministra Aula Magna no Seminário Concórdia

O reitor da Ulbra, Marcos Ziemer, falou aos alunos, professores e pastores sobre sua preocupação de que a Universidade não perca sua identidade cristã. "Hoje, segundo o MEC, somente metade das escolas oferece Ensino Religioso.

O Rio de Janeiro oferece sete opções de religião", informou o reitor. Ziemer traçou a diferença entre Universidade Cristã e Secular. "Sendo o nosso grande desafio, conforme o Hino, “Estamos no Mundo, mas dele não somos”. Nossa preocupação deve ser com o mundo, pois Cristo morreu pelo mundo" afirmou. Ziemer também desafiou professores e alunos para uma reflexão sobre o papel da teologia e salientou a importância da Capela no contexto Universitário.

O diretor do Seminário Concórdia, Rev. Gerson Linden, salientou que a Aula Magna foi excelente pela profundidade do tema apresentado pelo reitor da Ulbra. Estiveram presentes o 1º Vice-presidente, Rev. Arnildo Schneider e o coordenador nacional do PEM, Rev. Adilson Schünke.

Presidente da IELB teve audiência com senador Paulo Paim

No dia 1º de março, último dia da viagem ao Distrito Brasil Centro-Oeste, o Rev. Egon Kopereck esteve em Brasília, no Senado, onde visitou o senador Paulo Paim. O objetivo da visita foi levar o apoio e as orações da Igreja Evangélica Luterana do Brasil ao parlamentar que representa o Rio Grande do Sul. "O Paim está acima de cores partidárias pelo trabalho comprometido com os trabalhadores e questões sociais que já realizou nos mandatos como deputado federal e, agora, pela segunda vez como senador eleito pelos gaúchos", disse.

Segundo o pastor Kopereck, o senador ficou muito emocionado com a visita e destacou para os jornalistas que participaram do encontro que "sente-se honrado em saber que a IELB está orando para que os legisladores e governantes tenham sabedoria nas decisões que afetam todos os brasileiros". O presidente Kopereck presenteou o senador Paim com exemplar do livro Grão de Mostarda, além da revista Mensageiro Luterano e a Revista do Planejamento da IELB 2014.

Seguindo a iniciativa de aproximação com os poderes Executivo e Legislativo, em âmbito nacional e estadual, o pastor-presidente já está com audiência marcada com o governador do RS, Tarso Genro, no próximo dia 17/03. Na agenda também estão visitas a presidente da República, Dilma Roussef e ao presidente da Assembléia Legislativa do RS, deputado Adão Villaverde, com datas a confirmar.
Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com