REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

sábado, 19 de novembro de 2011

Conselho Diretor da IELB teve relatórios, estatísticas, planejamento, 34 moções e apresentação da temática para 2012

A reunião do Conselho Diretor 2011, aconteceu de 12 a 15 de novembro, no Olinda Park Hotel, em Toledo, PR. O encontro reuniu 134 pastores conselheiros e líderes leigos, dos 55 Distritos da IELB. O encontro, cujo tema escolhido foi Missão, Ministério e Liderança, é coordenado pelo presidente do CD, pastor Mário Rost. Foram discutidas e votadas 34 moções, das quais nove relacionadas ao ministério na IELB.
O Rev. Cleydes Kloss, Conselheiro do Distrito Lago Itaipu, foi o devocionista na abertura do Conselho Diretor 2011. O texto base da mensagem foi 2 Co 4.1-6. Após o cantar do Hino 282 do HL e a leitura do texto base, o pastor Cleydes destacou que o ministério permanece desafiador nos dias de hoje e os desafios maiores a cada dia. “A mensagem é uma só, ou seja, Cristo é o nosso Salvador e devemos levá-la a muitos ainda, sem desanimar”.
Lembrou que o ministério acontece pela vontade de Deus e que o Pai capacita os seus servos. “O ministério é dádiva divina, sigamos firmes e fortalecidos mesmo com todas as dificuldades”, concluiu. No encerramento foi cantado o Hino 398 do HL.
O Rev. Mário Rost saudou especialmente aqueles que participaram pela primeira vez do CD e a Diretoria Nacional da IELB. O presidente do CD agradeceu ao pastor Nelson Kissler, da CEL Cristo Redentor, de Toledo, pela acolhida e apoio na organização do evento. Mário Rost enfatizou que o CD não deve transferir para outras instâncias as decisões que devem ser tratadas nessa reunião. “É preciso ter um olhar qua honra o passado, entende o presente e se preocupa com o futuro”.
Destacou que “nossa meta é fazer com que muitas pessoas ainda sejam alcançadas pelo Evangelho do Salvador Jesus”. O pastor lembrou que o CD procura contribuir da melhor forma para direcionar os planos e ações da IELB no crescimento da missão.
IELB
O presidente da IELB, pastor Egon Kopereck, iniciou sua participação lembrando que naquele dia 12 de novembro, coemorava-se o Dia do Diretor Escolar e pediu que todos cantassem parabéns a alhuns participantes que são diretores de escola. Em seguida, agradeceu, em primeiro lugar a Deus, pelo privilégio de ter sido chamado por ele e fazer parte do seu povo, ser sua propriedade e, como tal, ter sido escolhido para trabalhar na sua seara, ser obreiro da sua Igreja e ter recebido oportunidades para servir em várias frentes da Igreja até hoje.
Destacou que quanto mais e melhor conheçe o desafio, as oportunidades, o trabalho, a responsabilidade que lhe cabe, mais claramente vê o quanto é pequeno, limitado e incapaz de por sim mesmo fazer alguma coisa. “De Deus dependemos inteiramente, a suficiência vem dele e a ele dedicamos todo o nosso ser”. Destacou o bom relacionamento com os colegas da DN, seu comprometimento pela causa, sua dedicação e disposição para colaborar e auxiliar sempre.
Agradeceu os assessores da DN pela dedicação à responsabilidade que lhes cabe e a todos os funcionários do Centro Administrativo. “Como é bom trabalhar e servir onde o ambiente e o comprometimento é como de uma grande família, o que, de fato, somos, família em Cristo”. O presidente também agradeceu a toda Igreja pelas orações, pelo carinho, pela acolhida, pelo apoio sempre demonstrados presencial, virtual ou até mesmo no anonimato, através das orações. Desculpou-se se não consegue atender a todos os que telefonam ou querem marcar horário.
Relatou que desde o último CD, visitou 82 comunidades e pregou em 48 oportunidades. “Desde o início da nossa gestão, já cheguei em 132 comunidades da IELB, tendo dirigido a mensagem em 70 ocasiões especiais”. Resumindo todas as atividades o pastor Kopereck destacou que “queremos apenas servir com alegria e fidelidade Àquele que nos serviu primeiro e num Amor sem igual. A Ele seja toda honra, glória e louvor”.
PALESTRA
O pastor e professor Gerson L. Linden ministrou palestra na manhã do domingo, 13. O tema abordado foi Missão, Ministério e Liderança. O palestrante destacou alguns focos de sua apresentação e lembrou que a IELB está preocupada com seu ministério e isso aparece em diversas situações, especialmente com o desligamento de pastores por vários motivos. “Temos nesse CD nove moções que tratam sobre o ministério e refletem preocupações, ao menos na visão dos proponentes”, disse. Gerson afirmou que o ofício do ministério está diretamente ligado à missão da Igreja. “A liderança do pastor é um tema que não pode ser desvinculado da missão da Igreja e da razão de ser do ministério”.
Gerson Linden garantiu que para Igreja de Cristo, as pessoas são mais importantes do que a estrutura. “As estruturas servem às pessoas e não o contrário. Vamos refletir como isso se evidencia na nossa vida como congregações, distritos e Sínodo?”, indagou. Lembrou que ministério envolve sacrifício e devemos estar atentos a dois extremos. “Em alguns casos o pastor é tratado como se fosse um funcionário da congregação com metas a cumprir e resultados a demonstrar. Em outras situações perde-se a perspectiva de serviço, mas se quer manter o status de pastor”.
O palestrante, ao abordar situações cotidianas, dise que muitas vezes o pastor corre o risco de ter muito do seu tempo dedicado a tarefas e ações que realmente não fazem parte do seu chamado e por conta disso, ter pouco tempo para as coisas fundamentais para as quais foi chamado. “Algumas vezes o pastor recebe elogios por colocar a “mão na massa”, literalmente. Mas há pouco reconhecimento para o pastor que investe tempo no estudo da Palavra e oração, em seu gabinete”.
Na conclusão fez indicações do que pode continuar a ser feito na busca do fortalecimento do ministério pastoral da Igreja, na realização da missão de Deus e no desempenho de uma liderança sadia, em harmonia com a liderança leiga: educação continuada, enfrentamento maduro das crises no ministério utilizando os recursos do atendimento pastoral, médico, psicológico e atenção especial aos egressos, com o acompanhamento de colegas mais experientes, com a possibilidade da atuação de obreiros eméritos. “Que Deus nos conceda sabedoria, amor, paciência, criatividade, boa vontade e reconhecimento ao considerarmos o ministério pastoral como dádiva que Ele, em sua graça nos concedeu como Igreja em missão no mundo”, encerrou.
PROGRAMAÇÃO

Os participantes do CD 2011 ainda realizaram visita ao Centro Social Dorcas que atende e abriga crianças em situação de vulnerabilidade social. Também participaram de culto na CEL Cristo Redentor, onde o presidente do Conselho Diretor, pastor Mário Rost, foi o pregador. Durante os outros dias foram apresentados relatórios de todas os Departamentos e áreas de atuação da IELB e votadas 34 moções.
O plenário aprovou a realização do Conselho Diretor 2012, em Florianópolis, na praia de Canasvieiras, Santa Catarina, de 11 a 14 de outubro. As datas das Reuniões dos Departamentos para o próximo anos, que acontecem no Seminário Concórdia, também foram divulgadas. A primeira reunião acontecerá de 19 a 20 de maio. O segundo encontro ficou agendado para 17 a 19 de agosto.
Durante os trabalhos do CD também foi apresentado o lema da IELB para 2012. O Coordenador Nacional do PEM, pastor Adilson Schunke, apresentou a temática da IELB para 2012, lembrando que vivemos num contexto social e econômico onde as pessoas estão cercadas de tecnologias e modernidades, mas vivem isoladas. “Diante dessa realidade a igreja precisa ser, cada vez mais, um local de acolhimento e integração”, afirmou.
O pastor disse que o fundamentar precisa ser um processo contínu através da igreja organizada, Cristo, a rocha, pode ser melhor anunciado. Afirmou que todas as ações precisam ter essa direção, Jesus a rocha firme que fundamenta a vida de todos. “Esse é nosso papel como igreja nesse mundo. A igreja precisa através das congregações, suas áreas, capacitar treinar o conhecimento bíblico e teológico adequado para quando o indíviduo se confrontar com o mundo possa dar seus testemunho sobre Cristo”, concluiu.
Tema geral: A Igreja comunica a vida
Enfoque 2012: Fundamentando (Jesus - a rocha firme)
“O Senhor é a minha rocha poderosa e o meu abrigo” Salmo 62.7(NTLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com