REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Desenvolvimento da Ação Social na IELB - continuação

Pioneiros

O Rev. Albert Lehenbauer nasceu em 13 de fevereiro de 1891 em West Ely, Missouri, EUA. Formou-se em teologia nos Estados Unidos da América do Norte e veio ao Brasil como missionário em 2 de fevereiro de 1915, com 15 anos de idade. Casou-se aqui no Brasil com Helena Priebe Lehenbauer passando a residir e a exercer a sua atividade missionária na Linha 15 de Novembro (Santa Rosa), RS, e nas colônias de Guarani e Erechim. Desenvolveu ai um trabalho fecundo, iniciando novas congregações e pontos missionários.

No livro, Soja 80 Anos de Produção, nesta pesquisa editada em comemoração aos 80 anos de produção de soja em Santa Rosa, é descrita da seguinte forma a sua atuação: Na colônia Guarani organizou a sua paróquia de forma modelar. Ativo e trabalhador, ele mesmo cuidou da instrução de professores leigos, organizou a comunidade e criou várias escolas, dentre elas, a Escola Evangélica São João, 1917 em Santa Rosa. (LUCANO, 2004, p. 38)

No mesmo livro também é descrita a preocupação que o acompanhava na sua lida missionária:

O Pastor Lehenbauer estava empenhado na propagação do Evangelho na nova região de colonização , mas, também se preocupava com as condições econômicas dos que aqui chegavam e que haviam adquirido um pedaço de terra para trabalhar pois as dificuldades encontradas eram imensas. Era uma pessoa culta e solidária com as necessidades espirituais e materiais dos fiéis. Na época fundou uma pequena cooperativa para os agricultores.” (LUCANO, 2004, p. 38)

Este homem é descrito, na pesquisa festiva, como um personagem imprescindível para se poder compreender e entender o processo que tornou Santa Rosa o berço nacional da soja, cuja cultura gera divisas altamente significativas para a economia brasileira. E tudo isso porque um simples missionário, que veio com a missão de evangelizar, viu na necessidade do povo um motivo a mais para explicar o seu chamado ao ministério.

O Rev. August Gedrat nasceu no dia 1o. de março de 1902 na antiga Prússia, num lugar conhecido como Laugallen, pertencente à região de Heydekruck. Com 26 anos foi a Berlim para completar seus estudos, e, em 1932, formou-se em teologia. Casou-se, ainda na Alemanha, no mesmo ano com Ana Marie Sofie Heine. E no dia 31 de julho de 1932 veio ao Brasil por ter recebido um chamado da Comissão Missionária da igreja brasileira para aqui desenvolver um trabalho evangelístico.

O Rev. Gedrat foi enviado à localidade de Moreira, a descrição do local de trabalho e o próprio trabalho encontrados são descritos por sua neta Lílian Dreher, no livro “Um Lugar Tão Lindo”: Naquele tempo Moreira pertencia ao município de Taquara, hoje Três Coroas. Foi instalado como pastor da paróquia na Comunidade Evangélica Luterana “Santíssima Trindade” no dia 7 de agosto de 1932. A paróquia era composta de 17 pontos de pregação e dentre as responsabilidades pastorais estava o atendimento à escola como professor, uma vez que era a pessoa com mais estudo. As aulas, nos primeiros tempos daquela época, eram ministradas em alemão. O pastor, portanto, tinha muito o que fazer. (DREHER, 1996, p. 11)

Logo, já no seu primeiro ano de trabalho, ficou manifesto o coração desse pastor e missionário que além de evangelizar a Palavra e ensinar a letra, praticava o que ensinava:

O pastor Gedrat, voltando de uma de suas viagens pela paróquia, trouxe junto consigo uma menina chamada Alzira. A família, de Batingueira,era bastante pobre e a menina queria estudar. O pastor Gedrat concordou em abriga-la em sua casa para permitir que frequentasse a escola paroquial concomitantemente ao ensino confirmatório da comunidade. Quase em seguida veio a sua irmã Nelda Majeski. (DREHER, 1996, p.12). As notícias de pessoas com solidariedade correm rápido. Em 1934, quando nasceu o primeiro filho do casal, a casa já abrigava oito crianças. E o pastor que veio ao Brasil só falando alemão, devido a necessidade constante de comunicação com as crianças em casa e atividades na escola, aprendeu rapidamente o português.

E o empenho do pastor solidário foi se concretizando em ajuda cada vez maior. Em 1938 foi construída a Casa da Juventude, que serviu como escola paroquial no térreo e abrigo para as crianças no sótão, pois o espaço da casa pastoral era insuficiente. Segundo relatos do pastor Gedrat, até o ano de 1943, 86 crianças já haviam recebido auxílio na casa pastoral e o número crescia. Resolveram, então criar a “Sociedade Amigo dos Órfãos” que tinha, como primeiro desafio, encontrar uma maneira de alojar as crianças em um local maior e mais apropriado, desocupando, assim, as propriedades da congregação local e estas pudessem novamente ser usadas para atender as atividades congregacionais. Em instalações próprias as crianças poderiam ser melhor atendidas e essas também poderiam, como era seu desejo, participar nas atividades congregacionais.

Em 1944 a congregação local cedeu o seu nome e registro para que fossem comprados, aproximadamente, 48 hectares de terra, que serviriam então para a construção de acomodações melhores para as crianças. Imediatamente, inicou-se a construção, em regime de mutirão, uma casa de madeira. A casa tinha quatro grandes quartos coletivos, que eram insuficientes para abrigar todas as necessidades e assim as crianças foram divididas: as crianças menores, que necessitavam de atendimento mais individualizado, ficaram residindo com a família pastoral e os maiores ficaram na casa nova sob os cuidados de pessoas voluntárias da comunidade.

As dificuldades eram imensas para a manutenção de toda essa atividade e, por isso, para possibilitar melhores condições de busca de recursos, numa reunião extraordinária do Comitê Amigos dos Órfãos a 10 de dezembro de 1946 foi fundada a Associação Evangélica Luterana de Beneficência (AELB). E com isto foi criada a entidade jurídica necessária para ser a mantenedora legal do Instituto Santíssima Trindade – Lar de crianças e idosos, como previsto nos seus estatutos.

Em 1948 foi inaugurada a segunda casa das crianças, maior, com mais conforto e mais próxima da civilização com capacidade para 58 crianças. E em 1959 foi inaugurada a terceira casa das crianças do Instituto Santíssima Trindade. Apesar de não estar completa, havia muitos detalhes a concluir, nela residiam 126 crianças. A antiga casa de madeira serviu para, então, abrigar os idosos que havia em número de 33. A história do Instituto Santíssima Trindade é uma história inacabada, poderia, até se dizer que está no início, posto que os atuais responsáveis se espelham na fé, coragem, e coração desse que foi o seu fundador.
(Extraído do TCC ANÁLISE PROPOSITIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA IELB de Mario Lehenbauer)

Exemplo para ser seguido

Prezados irmãos vejam que belo exemplo do trabalho do PEM (Estudos bíblicos). O maior crescimento verificado de 2000 para cá, é do Distrito Rio Doce. Em 2008 tivemos neste Distrito 14.212 participantes em 770 estudos. Já em 2009 foram 24.048 participantes em 888 estudos. Isso é comprometimento com o Alvo 8 e objetivos do Planejamento IELB 2014 que busca recuperar a participação e os grupos de Estudos na IELB. Pastores do Distrito do Rio Doce e Líderes do PEM estão de parabéns! Muito obrigado.

Rev. Adilson D. Schünke

Coordenador Nacional do PEM

Lembrando:

ALVO 8: Ter grupos de estudo bíblico em todas as paróquias.

Das 508 paróquias, 409 realizaram estudos bíblicos em 2008. Assim, 99 paróquias não tiveram estudos bíblicos, o que equivale a 19,5%. Considerando-se a existência de 2.107 locais (congregações e pontos), houve estudos bíblicos em apenas 1.104, o que equivale a 52,4%. O contato com a Palavra de Deus nos estudos bíblicos, além da comunhão e do serviço, são bênçãos que atestam a importância desta atividade da Igreja.

Luther – Kalender für Südamerika - 1925

"Pois hoje o chamamos de ANUÁRIO LUTERANO. Por quase 50 anos (1938 a 1986) havia edições paralelas em dois idiomas: alemão e português. À partir de 1987 só no idioma pátrio. A 85 anos era editado, então, o primeiro Luther-Kalender, e o responsável foi o mesmo pastor que introduziu o soja, prá valer, no Brasil: Albert Lehenbauer. Relatamos a seguir algumas curiosidades da edição pioneira.

Treze anunciantes (ou reclames!) participavam da empreitada, barateando, assim, o valor de aquisição. São Leopoldo, Arroio do Meio e Ijuí eram a maioria dos municípios que ofereciam seus serviços e produtos. Porto Alegre somente um. Entre os 12 feriados nacionais registrados constam – entre outros – os seguintes: 24 de fevereiro, Proclamação da Constituição de 1891; 14 de julho, libertação e independência do povo americano; 20 de setembro, Comemoração da Proclamação da República de 1835. Na época a igreja na Argentina estava subordinada diretamente ao então Synodo Evangélico Lutherano do Brasil, razão pela qual dito “calendário” (anuário) contemplava as informações detalhadas – inclusive endereços dos pastores e professores – da igreja irmã argentina.

O sucesso e penetração do Luther-Kalender era tal, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que em seis anos, os anunciantes eram mais de cinqüenta, sendo que muitos lutavam para obter páginas inteiras para divulgarem seus serviços e produtos".

Paulo Udo W. Kunstmann
Coordenador do Instituto Histórico da IELB

Dependência Química

A Sociedade Bíblica do Brasil convida para o II Seminário sobre Dependência Química. O evento acontece em Curitiba (PR), no dia 25 de novembro, no auditório Mário de Mari - FIEP, no Jardim Botânico. A entrada é franca. Informações pelo www.sbb.org.br/seminario_dep_quimica ou pelo telefone 0800-727-8888

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Criado primeiro Grupo de Escoteiros Luteranos

No dia 07/11, durante o culto na CEL Da Paz, em Cuiabá, foi realizada a "Promessa Escoteira", com a entrega dos lenços e os distintivos de promessa aos escotistas líderes, que vão agora desenvolver o Escotismo Luterano com crianças, jovens e adolescentes.

O grupo recebeu o nome de Grupo de Escoteiros Christian Timm Musskopf, em homenagem ao filho do pastor Horst Siegfried Musskopf, que é portador de necessidades especiais.

Segundo o Chefe Escoteiro, André Fabrício Malheiros, com grau Insígnia Madeira, o Escotismo é uma forma de tirar nossas crianças, adolecentes e jovens dos shoppings e da internet e colocá-los em contato com a natureza, ensinando valores cristãos e éticos, indispensáveis para o convívio social.

A IELB e sua Assitência Social

A história da Igreja Evangélica Luterana no Brasil inicia com a fundação de sua primeira congregação em 1o. de julho de 1900, denominada de Comunidade Evangélica Luterana São João, no município de Pelotas. Esta comunidade era composta de 17 famílias e no livro Crônicas da Igreja está registrada a sua primeira ação em prol da comunidade: “Começou logo uma escola paroquial”. (WARTH, 1979 p. 16).

A formação do Sínodo ocorreu somente em 1904, no dia 24 de junho, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS, em reunião com a presença de 14 pastores evangélicos luteranos e 10 deputados leigos, representando 10 comunidades com aproximadamente três mil membros, esses luteranos fundaram a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.(HISTÓRIA DA IELB, 2000 p.5). E conforme registro encontrado no livro de atas da IELB, datada no dia 20 de março de 1016 vemos o tipo de trabalho desenvolvido pelo novo sínodo: “Nosso Sínodo trabalha conforme razão humana, mas totalmente vive como os primeiros sínodos de Jerusalém. O Sínodo serve em todos os pontos para o bem da comunidade e para a glória de Deus.” (Atas da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Livro no. 1, p. 35).

Entre os primeiros missionários muitos destaques poderiam ser feitos. Aqui, no entanto, mencionaremos somente dois. O primeiro, o Rev. Albert Ernest Henry Lehenbauer, devido ao destaque que o mesmo recebeu na última Fenasoja como introdutor da soja no Brasil. E o segundo, o Rev. August Gedrat, por ser o fundador do Instituto Santíssima Trindade de Moreira, a mais antiga e renomada instituição, tipicamente, filantrópica da IELB.

(Extraído do TCC ANÁLISE PROPOSITIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA IELB de Mario Lehenbauer)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Planejamento à moda antiga

"Nossa IELB, mais que centenária, teve em seu meio operante, sempre, pastores muito esforçados, tanto missionários chegados do estrangeiro como os formados em nossos Seminários, buscavam pastorear e levar Cristo para Todos, à comunidades das mais diversas origens, situação social e meios de vida e subsistência.

Os pastores se esforçavam, mas nem todos eram organizados e planejavam. A foto abaixo ilustra o pastor organizado e que planeja. De maneira simples com os recursos disponíveis na época. Isso lá nos idos 1944. Será que hoje, com toda a tecnologia da informática, meios de comunicação velocíssimos e ferramentas de gestão facilitadas em todos os aspectos, também nesse item tão importante – organização e planejamento – pastores buscam aprimorar seu desempenho, como o fazia o Rev. Paulo Hasse no seu sublime ofício?."

Paulo Udo Kunstmann
Coordenador do Instituto Histórico da IELB

Indicadores Novembro 2010

Valores válidos para novembro 2010!


IEG= 1,5779

POUP= 2,4211

IFAPAI= 3,0844

IFPP= 3,1927

CUB5= 4,6560

Renta. [Líquida] (mensal aual) FPP/FAPAI= 0,6938% Poupança: 0,5474

Política de Subsistência Pastorla: Básico R$ 1.867,00 (retroativo a abril/2010)

Anuênios (cada ano após a formatura)= (1º ao 5º)= R$ 67,21 e (16º ao 20º)= R$33,61

Obs1: Lembramos a Ênfase de livre negociação entre congregações e pastores. (Não deveria ser menor que os valores indicados)

Renato Bauermann
Tesoureiro da IELB

sábado, 6 de novembro de 2010

Termina reunião do Conselho Distrital

A próxima reunião do Conselho Distrital acontecerá em Ribeirão Preto, no dia doze de março de 2011.

Que Deus abençoe a todos!

Informações dos Departamentos

O pastor conselheiro da Escola Dominical, Alexandre Manoel da Costa falou sobre o Encontro de professores, ressaltando a importância na participação destes eventos no Distrito. O Pastor Conselheiro dos jovens, Fabiano B. Muller, divulgou a primeira programação distrital que será o Encontro Esportivo nos dias 13 e 14 de novembro.

A representante das servas falou sobre o encontro de famílias que acontecerá em Pires com data a ser definida, congresso de servas e as visitas que serão realizadas primeiramente em Limeira e Cosmópolis.

Planejamento IELB 2014 e LLLB

O conselheiro Distrital expôs a importâncias das congregações refletirem sobre o planejamento e incentivou a estudo e a prática do mesmo.

LLLB
O conselheiro conversou com o presidente da LLLB, que manifestou o interesse em reestruturar esse departamento no Distrito Bandeirante.

Calendário Distrital

O Conselheiro fez a leitura do Calendário. O mesmo teve algumas alterações que serão confirmadas posteriormente. O pastor Dieter J. Jagnow propôs o reestudo das datas entre os departamentos a fim de unificar ou reduzir o número de programações no ano. O assunto será apresentado e definido na próxima reunião do Conselho.

Festival Luterano

O conselho discutiu sobre a realização do Festival da Reforma e seu propósito, questionando sobre os moldes que poderá ser realizado, se adaptando às necessidades das Congregações. A avaliação geral do evento foi positiva.

Conselho Diretor

O pastor Elton Junges apresentou algumas moções e alterações que foram aprovadas no Conselho Diretor. O conselheiro Osmar Schneider expôs os assuntos que foram abordados e apresentou o novo cartaz do lema para 2011 – Acolhendo e integrando.

O conselheiro orientou ainda que as congregações invistam na divulgação do mesmo. O próximo Conselho Diretor será realizado nos dias 12 a 15 de Novembro de 2011. O conselheiro incentivou as congregações a estimularem o interesse pelo recrutamento para o Seminário.

Carta de pedido

A secretária Distrital Gleydiane Wolff Santos fez a leitura da carta enviada pelo pastor Luciano H. Haubert que solicita sua substituição no cargo de Coordenador Distrital do PEM e do Aquecendo Corações.

O conselho aprovou essa decisão e levantou pontos sobre o real papel da comissão PEM no nosso distrito. Esse assunto ficou para ser retomado e definido na próxima reunião do Conselho Distrital, em março de 2011.

Pedido de Subsídios Financeiros aprovados pela IELB

O conselheiro, pastor Osmar Schneider, expôs a aprovação dos pedidos que ficaram assim:

- Porto Ferreira: R$21.031,75 (vinte e um mil trinta e um reais e setenta e cinco centavos);
- Bauru: R$24.000,00 (vinte e quatro mil reais);
- Ribeirão Preto: R$40.150,00 (quarenta mil cento e cinqüenta reais);
- Ourinhos: R$28.720,00 (vinte e oito mil setecentos e vinte reais).

Contendo um ajuste apenas para Ribeirão Preto de menos 5,75%.

Pedidos de empréstimo à IELB

As congregações de Campinase Bauru e os pastores Dieter Joel Jagnow e Elton Junges solicitaram aprovação do Conselho do Distrito Bandeirante para pedir a diretoria da IELB, subsidio aquisição de terreno, repasse de verba e aquisição de veiculo respectivamente. Todas as solicitações foram aprovada pelo conselho.

Relatório Financeiro

O tesoureiro Danilo Fischer fez a apresentação e esclarecimentos do relatório financeiro, que finalizou em trinta de outubro, com o valor de R$ 4.307,87 (quatro mil trezentos e sete reais e oitenta e sete centavos).

O tesoureiro expôs ainda que a contribuição para Porto Ferreira começou a partir do mês de Agosto/2010. O conselheiro ressaltou o trabalho satisfatório que as congregações e tesouraria tem feito para que o caixa permaneça com resultados positivos.

Assuntos do Conselho Distrital

  1. Relatório da Tesouraria
  2. Subsidio Distrital a Campinas/SP (Congr. Redentor)
  3. Pedidos de empréstimos a IELB
  4. Pedidos de subsidios financeiros aprovados
  5. Carta pedido (Congr. Castelo Forte - Leme/SP)
  6. Informações sobre Conselho Diretor/IELB
  7. Lema 2011 (Cartaz + CD Seminário)
  8. Avaliação do Festival Luterano
  9. Calendário Distrital 2011
  10. Planejamento IELB 2014
  11. LLLB em busca de Reavivamento no Distrito Bandeirante
  12. Informações dos Departamentos (JELB / Escola Dominical / LSLB / PEM / FAPI / Aquecendo Corações)
  13. Agendamento da próxima reunião
AGENDA IELB/DB

13 e 14/11 - Encontro Esportivo - Pires (Limeira/SP)
15/11 - Encontro das Famílias Pastorais
28/11 - Aniversário da Congregação "PAZ" - Cosmópolis/SP
04/12 - Formatura de novos pastores - Seminário Concórdia - São Leopoldo/RS
12/12 - Aniversário do Departamento de Servas - Cosmópolis/SP
12/12 - Aniversário Congregação "Esperança" - Porto Ferreira/SP
25/12 - Natal

Secretaria Distrital

Começa reunião do Conselho Distrital

Começou agora pouco na Congregação Paz, de Cosmópolis, mais uma reunião do Conselho do Distrito Bandeirante.

O pastor-conselheiro Osmar Schneider saudação saudou a todos os presentes e convidou para cantamos hino de louvor a Deus e nos dirigiu em oração. Na seqüência, o Pastor Galdino Oscar Schneider iniciou estudo sobre Missão de Deus.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Desenvolvimento da Política Social da IELB

Desde sua fundação, em 1904, a IELB desenvolve intensa atividade de ação social. no início o trabalho se concentrava principalmente na educação. A criação e promoção de escolas paroquiais foi uma das principais marcas da IELB no primeiro meio século de sua existência. Broders, o prospector, fundou a primeira em São Paulo e declarou: "Se queremos ter sucesso na missão, precisamos, com certeza, valorizar a escola paroquial".

Às vezes, grupos que eram religiosamente indiferentes chamavam missionários do Sínodo de missouri para que provessem educação para seus filhos. Isto abriu muitas portas e contribuiu para o rápido crescimento do trabalho do Sínodo de Missouri no Brasil. De outro lado, tornou difícil o trabalho dos pastores. Muitas vezes, foi ouvida esta reclamação: "Eles gostam muito da escola, mas os cultos são pouco procurados". Foi nas escolas paroquiais que iniciou o trabalho em português.

Nos anos 80 houve uma grande expansão na Ação Social. Surgiram os Centros Integrados de Missão (CIMs) que procuravam desenvolver um trabalho mais abrangente, atuando além do campo da evangelização, mas também na educação e no Serviço Social. Os CMIs ficavam em Belém, Tomé-Açú, Paragominas, Marabá, Paulistão, Imperatriz, São Luís e outras localidades. Os trabalhos eram de escola, merenda escolar, clube de mães, serviço social com alunos e familiares, programas de saneamento básico, alfabetização, ambulatório, carpintaria e marcenaria, entre outros.

Confira alguns relatos da época dos CIMs:

"Nossa assistente social Madalena Klein, dirige aqui em Paragominas o programa de saneamento básico em convênio com o hospital estadual..." ML - maio 1983.

"A enfermeira Chista Schmiedt, se formou em 1982 e da Cristo de Poa, filha do Eng. Otto e Ingeborg...Decidiu dedicar sua vida à missão num campo avançado da IELB. Dirige com entusiasmo a escola bíblica, programa de saúde, jovens...ML - maio 1983.

"Nota: precisa-se de dentista para a região do Belém, PA. Escrever ou telefonar para a IELB..." ML - maio 1983.

------------------------------------------------2° PARTE-------------------------------------------- 

Em 1999 foi criada Política Social da IELB.

"A CD-RES 019/99 reunido de 08 a 12 de outubro de 1999, no Centro Educacional Concórdia, em São Leopoldo, RS. Moção 3 - Política de ação e serviço social para a IELB: Conscientizar, motivar e orientar a Igreja, para que cada congregação da IELb se torne agência/agente de serviço e ação social, dentro da comunidade onde está inserida."

Essa política deu ao Planejamento IELB 2010 um cunho voltado para o contexto social no qual a IELB está inserida.

Nova Visão: Sermos uma igreja luterana confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas.

Objetivo Área de Ação Social: Ter programas de ação social em casa paráoquia da IELB. As comunidades luteranas devem ser COMUNIDADES INCLUSIVAS.

O estabelecimento de uma política social oficial deu ensejo a organização e criação da AESI. As instituições sociais junto com a IELB, criaram uma associação para socializar experiências e saberes das ações em andamento por todo a IELB. a red ede apoio designou-se: Associação de Entidades de Assitência Social da IELB.

AESI: é uma associação de entidades sociais que têm por finalidade: reunir, apoiar, assessorar, coordenar recursos finaceiros e humanos, motivar, despertar e promover ações caracterizadas de ação social, quer pessoais, comunitárias ou institucionais.

A AESI se propõe auxiliar a Igreja, para conscientizar, motivar, orientar cada congregação da IELB a fim de que se torne um (a) Agente/Agência de Serviço Social, ali onde estiver inserida, para que, juntos e na prática, testemunhemos e vivamos o amor de Deus, Cristo.

------------------------------------------------3° PARTE--------------------------------------------

A partir do estabelecimento de uma política social oficial em 1999 iniciou-se todo um processo de conscientização e o estabelecimento de uma nova visão par a IELB: Sermos uma igreja luterana confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas.

O que também estabeleceu o objetivo Área Ação Social, hoje Departamento de Ação Social:

Ter programas de ação social em cada paróquia da IELB – As comunidades luteranas trabalham para ser COMUNIDADES INCLUSIVAS. E palavras como DIACONIA, ACOLHIMENTO, ACESSIBILIDADE E AUTONOMIA passaram a fazer parte do vocabulário ielbiano. Enquanto que palavras como ASSISTENCIALISMO, COLETAS (para os pobres) e CAMPANHAS começaram a ser questionadas. E começou-se a olhar para o grande potencial social da IELB no país. Pois a IELB está presente em todos os estados brasileiros.

INSTITUIÇÕES/AÇÕES SOCIAS
• Em 2003 tínhamos 43 programas sociais em funcionamento nas congregações (13 entidades)
• No ano de 2004 tínhamos 85 programas relatados
• Em 2007 havia 440
• Em 2008 tivemos 562 ações sociais relatadas na estatística da IELB. Com 67.847 pessoas beneficiadas
• Das 508 paróquias, 319 relataram estarem envolvidos em ações sociais (60,8%)
• Em 2009 - 18 instituições registradas.
• Em 2010 temos 20 instituições registradas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Festival Luterano reúne mais de 100 pessoas

Muito louvor, uma viagem as igrejas Luteranas de todo o mundo e depoimentos dos pastores do Distrito Bandeirante, marcaram a edição 2010 do Festival Luterano que aconteceu na cidade de Leme/SP, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Leme (ACIL).

O Festival contou com o louvor da banda Despertai (Limeira/SP) e também da banda "Esdras" (Cosmópolis) e os corais Masculino e "Bom Pastor" de Limeira, "Cristo" de Pires(Limeira/SP) e "Castelo Forte" de Leme/SP além, da apresentação do grupo de dança litúrgica de Leme, todas louvando a Deus pelos 493 anos da Reforma Protestante.

A grande novidade foi a apresentação do Grupo de Cordas da congregação de Ribeirão do Meio, distrito de Leme. O grupo tocou diversos músicas incluindo o hino da Alemanha. Após a apresentação o pastor Luciano Haubert convidou o coral "Cristo" de Pires para cantar o hino da Alemanha acompanhado pelo Grupo de Cordas de Ribeirão do Meio, que arrancou muitos aplausos dos presentes.

Para finalizar a programação, a banda "Despertai" tocou com muito alegria e entusiamos o hino “Castelo Forte” que foi cantando por todos os presentes. Ano que vem tem mais.

Reforma Protestante é destaque em Jornal Evangélico de Limeira/SP

O aniversário da Reforma Protestante recebeu atenção especial na edição do Jornal Evangélico “Agape” que é distribuído nas igrejas evangélicas de Limeira/SP.

Dentre os muitos depoimentos alusivos a data, encontramos também o depoimento do pastor Gilson Persike sobre a importância da Reforma para os dias atuais.

Pastor Davis visita Igreja Luterana de Ribeirão Preto

O pastor Davis Seibel e sua família estiveram alguns dias em Ribeirão Preto, visitando irmãos da Igreja Luterana da cidade. Davis foi extagiário em Teologia na Congregação Cristo Para Todos em 1997.

Ele é casado com Iris, que é irmã da Cleci, membro da Igreja em Ribeirão. No domingo, 31 de outubro, foi marcada uma janta para que a família pastoral fosse recepcionada, na casa do irmão Jair Fetsch

O pastor Davis, que trabalhava em Sapucaia do Sul, RS, está de viagem para a paróquia de Açailândia, MA, onde assumirá os trabalhos a partir deste mês.

(Na foto, a visita que a família Seibel fez à família pastoral de Ribeirão Preto, no dia 2 de novembro.)

Sábado (06/11) tem reunião do Conselho Distrito Bandeirante

O Distrito Bandeirante, que conta com congregações nas cidades de Ribeirão Preto, Sta Rita do Passa Quatro, Leme (02) , Limeira (02), Cosmópolis, Porto Ferreira, Campinas, Bauru e Ourinhos, localizadas no interior paulista, reune-se no próximo sábado para mais uma reunião do Conselho Distrital. 

Segundo o conselheiro, pastor Osmar Schneider, a reunião acontece na congregação "Paz", em Cosmópolis/SP e começará pontualmente as 09 horas. Lembramos que é extremante importante a participação efetiva de representantes de todos as congregações e departamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail conselhodb@hotmail.com.

Usina Hidrelétrica de ITAIPU recebe 42º Congresso Nacional da JELB

O 42º Congresso Nacional da JELB, que será realizado do dia 16 ao dia 21 de janeiro de 2011 na bela cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. É a grande oportunidade de reunir a família jelbiana num local que não poderia ser melhor: a Usina Hidrelétrica de ITAIPU! Isso mesmo! A JELB fez uma parceria com a Itaipu Binacional.

Será o “COMEÇO DE UMA MUDANÇA”, a começar pela questão ambiental! Nos baseamos em Eclesiastes 3.11: “Deus marcou o tempo certo para cada coisa” para trabalharmos o tema do Congressão, afinal, é na juventude que existem as melhores oportunidades de mudança!

O valor da inscrição é de R$ 250,00 e pode ser dividido em até 6 vezes pelos boletos gerados pela JELB ou também parcelado pelo cartão de crédito através do PagSeguro. Todas as informações sobre o 42º Congresso da JELB estão aqui! Portanto, navegue, faça sua inscrição e aproveite!

E pra quem ainda não sentiu o gostinho do que vem por aí, assista ao vídeo de divulgação do congresso! Ligue o som bem alto e aproveite! Que Deus abençoe os preparativos para este congresso e seus participantes.


O convite está feito: venha participar conosco do “COMEÇO DE UMA MUDANÇA”

NEOTES
CG JELB 2009/2010

No Dia da Bíblia, a SBB conclama as igrejas a celebrar a Bíblia na Família

Nesses cultos as ofertas serão revertidas para a Causa da Bíblia, tendo como foco especial o programa da SBB “A Bíblia e a Família”. As ações incluem a realização de eventos como o Pedalando por Bíblias em várias cidades do Brasil, além da distribuição de seleções bíblicas e planos de leitura, para adultos e crianças. “A estimativa é distribuir 15 mil Planos de Leitura da Bíblia e cinco mil Planos de Leitura Infantil, além de 300 mil seleções bíblicas”, afirma Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB e coordenador da campanha.

Segundo ele, a meta é que sejam realizados 100 eventos com a participação de igrejas. Entre os itens desenvolvidos para estas celebrações, estão modelos de camisetas, cartazes e envelopes e urnas para captação de recursos, além de cofrinhos para as crianças também ofertarem. No site www.sbb.org.br, haverá ainda outros materiais para download, como músicas, poesias e mensagens.

Para dar base à campanha de 2010, foi selecionado o texto do livro de Provérbios 14.26: “No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família”. “Todos nós somos família de Deus e é ele quem nos dá segurança, conforto e orientação para a vida. Por isso, é importante estimular a participação de todos, para perpetuar a data como um dia para se reverenciar as Sagradas Escrituras”, destaca o coordenador da campanha.

O Dia da Bíblia

Criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, o Dia da Bíblia começou a ser celebrado no Brasil em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948. Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, as comemorações se intensificaram e diversificaram, passando a incluir a realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e ampla distribuição de Escrituras – formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

O Programa A Bíblia e a Família

Esse programa visa oferecer apoio espiritual e assistencial a pessoas em situação de risco social. O programa busca o fortalecimento da família, maternidade, infância, adolescência e velhice, por meio, principalmente, da distribuição gratuita de literatura bíblica. Desenvolvido em parceria com organizações governamentais e não governamentais, o programa também dá apoio a eventos de promoção à cidadania. Com isso, contribui para o fortalecimento psicológico e espiritual do beneficiado, além de estimular a união familiar. É desenvolvido por meio de dois projetos: o Família e Cidadania e o Terceira Idade.
Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com