REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Luther – Kalender für Südamerika - 1925

"Pois hoje o chamamos de ANUÁRIO LUTERANO. Por quase 50 anos (1938 a 1986) havia edições paralelas em dois idiomas: alemão e português. À partir de 1987 só no idioma pátrio. A 85 anos era editado, então, o primeiro Luther-Kalender, e o responsável foi o mesmo pastor que introduziu o soja, prá valer, no Brasil: Albert Lehenbauer. Relatamos a seguir algumas curiosidades da edição pioneira.

Treze anunciantes (ou reclames!) participavam da empreitada, barateando, assim, o valor de aquisição. São Leopoldo, Arroio do Meio e Ijuí eram a maioria dos municípios que ofereciam seus serviços e produtos. Porto Alegre somente um. Entre os 12 feriados nacionais registrados constam – entre outros – os seguintes: 24 de fevereiro, Proclamação da Constituição de 1891; 14 de julho, libertação e independência do povo americano; 20 de setembro, Comemoração da Proclamação da República de 1835. Na época a igreja na Argentina estava subordinada diretamente ao então Synodo Evangélico Lutherano do Brasil, razão pela qual dito “calendário” (anuário) contemplava as informações detalhadas – inclusive endereços dos pastores e professores – da igreja irmã argentina.

O sucesso e penetração do Luther-Kalender era tal, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que em seis anos, os anunciantes eram mais de cinqüenta, sendo que muitos lutavam para obter páginas inteiras para divulgarem seus serviços e produtos".

Paulo Udo W. Kunstmann
Coordenador do Instituto Histórico da IELB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com