REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Desenvolvimento da Política Social da IELB

Desde sua fundação, em 1904, a IELB desenvolve intensa atividade de ação social. no início o trabalho se concentrava principalmente na educação. A criação e promoção de escolas paroquiais foi uma das principais marcas da IELB no primeiro meio século de sua existência. Broders, o prospector, fundou a primeira em São Paulo e declarou: "Se queremos ter sucesso na missão, precisamos, com certeza, valorizar a escola paroquial".

Às vezes, grupos que eram religiosamente indiferentes chamavam missionários do Sínodo de missouri para que provessem educação para seus filhos. Isto abriu muitas portas e contribuiu para o rápido crescimento do trabalho do Sínodo de Missouri no Brasil. De outro lado, tornou difícil o trabalho dos pastores. Muitas vezes, foi ouvida esta reclamação: "Eles gostam muito da escola, mas os cultos são pouco procurados". Foi nas escolas paroquiais que iniciou o trabalho em português.

Nos anos 80 houve uma grande expansão na Ação Social. Surgiram os Centros Integrados de Missão (CIMs) que procuravam desenvolver um trabalho mais abrangente, atuando além do campo da evangelização, mas também na educação e no Serviço Social. Os CMIs ficavam em Belém, Tomé-Açú, Paragominas, Marabá, Paulistão, Imperatriz, São Luís e outras localidades. Os trabalhos eram de escola, merenda escolar, clube de mães, serviço social com alunos e familiares, programas de saneamento básico, alfabetização, ambulatório, carpintaria e marcenaria, entre outros.

Confira alguns relatos da época dos CIMs:

"Nossa assistente social Madalena Klein, dirige aqui em Paragominas o programa de saneamento básico em convênio com o hospital estadual..." ML - maio 1983.

"A enfermeira Chista Schmiedt, se formou em 1982 e da Cristo de Poa, filha do Eng. Otto e Ingeborg...Decidiu dedicar sua vida à missão num campo avançado da IELB. Dirige com entusiasmo a escola bíblica, programa de saúde, jovens...ML - maio 1983.

"Nota: precisa-se de dentista para a região do Belém, PA. Escrever ou telefonar para a IELB..." ML - maio 1983.

------------------------------------------------2° PARTE-------------------------------------------- 

Em 1999 foi criada Política Social da IELB.

"A CD-RES 019/99 reunido de 08 a 12 de outubro de 1999, no Centro Educacional Concórdia, em São Leopoldo, RS. Moção 3 - Política de ação e serviço social para a IELB: Conscientizar, motivar e orientar a Igreja, para que cada congregação da IELb se torne agência/agente de serviço e ação social, dentro da comunidade onde está inserida."

Essa política deu ao Planejamento IELB 2010 um cunho voltado para o contexto social no qual a IELB está inserida.

Nova Visão: Sermos uma igreja luterana confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas.

Objetivo Área de Ação Social: Ter programas de ação social em casa paráoquia da IELB. As comunidades luteranas devem ser COMUNIDADES INCLUSIVAS.

O estabelecimento de uma política social oficial deu ensejo a organização e criação da AESI. As instituições sociais junto com a IELB, criaram uma associação para socializar experiências e saberes das ações em andamento por todo a IELB. a red ede apoio designou-se: Associação de Entidades de Assitência Social da IELB.

AESI: é uma associação de entidades sociais que têm por finalidade: reunir, apoiar, assessorar, coordenar recursos finaceiros e humanos, motivar, despertar e promover ações caracterizadas de ação social, quer pessoais, comunitárias ou institucionais.

A AESI se propõe auxiliar a Igreja, para conscientizar, motivar, orientar cada congregação da IELB a fim de que se torne um (a) Agente/Agência de Serviço Social, ali onde estiver inserida, para que, juntos e na prática, testemunhemos e vivamos o amor de Deus, Cristo.

------------------------------------------------3° PARTE--------------------------------------------

A partir do estabelecimento de uma política social oficial em 1999 iniciou-se todo um processo de conscientização e o estabelecimento de uma nova visão par a IELB: Sermos uma igreja luterana confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas.

O que também estabeleceu o objetivo Área Ação Social, hoje Departamento de Ação Social:

Ter programas de ação social em cada paróquia da IELB – As comunidades luteranas trabalham para ser COMUNIDADES INCLUSIVAS. E palavras como DIACONIA, ACOLHIMENTO, ACESSIBILIDADE E AUTONOMIA passaram a fazer parte do vocabulário ielbiano. Enquanto que palavras como ASSISTENCIALISMO, COLETAS (para os pobres) e CAMPANHAS começaram a ser questionadas. E começou-se a olhar para o grande potencial social da IELB no país. Pois a IELB está presente em todos os estados brasileiros.

INSTITUIÇÕES/AÇÕES SOCIAS
• Em 2003 tínhamos 43 programas sociais em funcionamento nas congregações (13 entidades)
• No ano de 2004 tínhamos 85 programas relatados
• Em 2007 havia 440
• Em 2008 tivemos 562 ações sociais relatadas na estatística da IELB. Com 67.847 pessoas beneficiadas
• Das 508 paróquias, 319 relataram estarem envolvidos em ações sociais (60,8%)
• Em 2009 - 18 instituições registradas.
• Em 2010 temos 20 instituições registradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com