REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A IELB e sua Assitência Social

A história da Igreja Evangélica Luterana no Brasil inicia com a fundação de sua primeira congregação em 1o. de julho de 1900, denominada de Comunidade Evangélica Luterana São João, no município de Pelotas. Esta comunidade era composta de 17 famílias e no livro Crônicas da Igreja está registrada a sua primeira ação em prol da comunidade: “Começou logo uma escola paroquial”. (WARTH, 1979 p. 16).

A formação do Sínodo ocorreu somente em 1904, no dia 24 de junho, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS, em reunião com a presença de 14 pastores evangélicos luteranos e 10 deputados leigos, representando 10 comunidades com aproximadamente três mil membros, esses luteranos fundaram a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.(HISTÓRIA DA IELB, 2000 p.5). E conforme registro encontrado no livro de atas da IELB, datada no dia 20 de março de 1016 vemos o tipo de trabalho desenvolvido pelo novo sínodo: “Nosso Sínodo trabalha conforme razão humana, mas totalmente vive como os primeiros sínodos de Jerusalém. O Sínodo serve em todos os pontos para o bem da comunidade e para a glória de Deus.” (Atas da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Livro no. 1, p. 35).

Entre os primeiros missionários muitos destaques poderiam ser feitos. Aqui, no entanto, mencionaremos somente dois. O primeiro, o Rev. Albert Ernest Henry Lehenbauer, devido ao destaque que o mesmo recebeu na última Fenasoja como introdutor da soja no Brasil. E o segundo, o Rev. August Gedrat, por ser o fundador do Instituto Santíssima Trindade de Moreira, a mais antiga e renomada instituição, tipicamente, filantrópica da IELB.

(Extraído do TCC ANÁLISE PROPOSITIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA IELB de Mario Lehenbauer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com