REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

sábado, 25 de dezembro de 2010

Cristo para Todos recebe novos irmãos

A Igreja Luterana de Ribeirão Preto, SP, tem dois novos irmãos na fé: o casal Daiana M. L. dos Santos e Helio dos Santos Junior. Os dois foram recebidos por Profissão de Fé durante o culto realizado no dia 5 de dezembro. (Desejamos ao casal a graciosa bênção de Deus, para que possam continuar firmes na fé cristã que professam e ser uma luz para que mais pessoas cheguem à fé em Jesus Cristo.)

Veja o video de acolhida para o casal: http://www.youtube.com/watch?v=bloG4iqXg3M

Um Natal de alegria em Ribeirão Preto

A Igreja Luterana de Ribeirão Preto celebrou o Natal com um programação especial. Realizada no dia 19 de dezembro, a celebração teve como nome Jesus é a nossa alegria. Momentos da história do nascimento de Jesus foram lembrados com narrações, canções natalinas, poesias, encenação.

As crianças da escola bíblica participaram com poesias e uma canção. Também as crianças do curso de inglês (oferecido pela Igreja com o objetivo de inclusão social) participaram com poesias e músicas natalinas em inglês. Após o “Noite Feliz”, os presentes se abraçaram com votos de “Feliz Natal” e se reuniram para um momento de confraternização.

Mensagem de Natal

Estamos lembrando a história de dois mil anos atrás, mas que faz parte e é determinante para nossa vida agora e do futuro ! E do futuro eterno, sem fim !

O NATAL de nosso Senhor Jesus Cristo ! Queremos ressaltar e compartilhar o carinho daquele menino, em pobreza material, na manjedoura, com o carinho e amor que Deus teve conosco, enviando seu próprio filho, selando assim, aos cristãos, a salvação eterna.

Agradeço, em nome do IH, aos que se manifestaram e colaboraram em 2010, e faço votos que nossos laços se estreitem cada vez mais no ano que se inicia, numa parceria que certamente fortalecerá o resgate e a organização da história da IELB. Não necessariamente de dois mil anos, bastando os últimos cento e dez.

Paulo Udo
Coordenador do Instituto Histórico
“Acima de tudo Natal é Cristo”

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pastor Irmo Wagner recebe Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2010

Irmo Wagner foi indicado por sua atuação, na vila Nova Guaíba, localizada às margens da BR-116, em Guaíba, cidade próxima a Canoas. Ele coordena ações sociais desenvolvidas pelo Programa ULBRA Solidária (Ulbrasol) mantido pela Universidade Luterana do Brasil e tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e comunitário. O pastor atua na ULBRA há 20 anos, sendo que nos últimos 14 como capelão do campus de Guaíba. Ele foi inscrito como candidato ao Prêmio pela Reitoria da Universidade, que é parceira do COEP-Canoas, pela liderança no auxílio à realização de projetos como o Armazém Solidário, onde são guardadas as doações de alimentos, roupas e utensílios domésticos; o Camas Hospitalares, empréstimos de leitos para famílias com doentes em casa; e o Projeto Ariel, exposição de imagens e vídeos para reflexão da comunidade.

Anualmente, também esteve à frente de outras campanhas, como a Páscoa Solidária, Inverno Solidário (arrecadação de agasalhos), Dia das Crianças, Natal Solidário e Trote Solidário. Pelo ULBRASOL, Irmo coloca empresas e a Prefeitura Municipal atuando em sintonia os professores, colaboradores e alunos do campus e seus familiares, na organização de atividades como cursos de inclusão digital e de agentes comunitários de saúde, artesanato, aulas de violão e de teatro, assistência jurídica gratuita, atividade de contação de histórias e mala de livros, gerenciamento do Banco de Alimentos.

Ações

O pastor Irmo estima que, somente em 2009, participaram das ações do ULBRASOL mais de nove mil pessoas, em mais de 20 projetos desenvolvidos simultaneamente nas áreas do ensino, esporte, saúde, pastoral e ação social, beneficiando em torno de seis a sete mil pessoas. Ele deixou, neste semestre, o cargo de vice-presidente do Banco de Alimentos de Guaíba, que distribui cerca de 50 mil quilos de alimentos ao ano. O Trote Solidário, entre os calouros do campus, desafia os estudantes a doarem material escolar. Em 2010, foram arrecadadas 85 mil folhas A4 para beneficiar mais de cinco mil crianças de escolas públicas de bairros carentes.

Um destaque no trabalho do pastor Irmo é a dedicação à formação de líderes nas comunidades, pessoas que são preparadas para repassar orientações e informações sobre datas de eventos, cursos, ações sociais em benefício da promoção social. Também pela ação da Pastoral Universitária, o capelão tem intensa atividade junto aos cidadãos que vivem em extrema miséria, convivendo com a fome, gravidez na adolescência, falta de atendimento de saúde, crianças em risco e abandono, entre outras situações.

Na última semana, Irmo Wagner deixou o cargo de capelão do campus universitário para assumir a direção da Escola ULBRA Martinho Lutero. Convicto da sua responsabilidade como cidadão, já está planejando incrementar os projetos sociais da escola, envolvendo professores, colaboradores e os alunos e seus pais. “Sou amigo das mães e já disse a elas: quero vocês participando comigo”, afirmou.

Prêmio

O prêmio é um reconhecimento às pessoas de comunidades que participam ativamente na promoção da melhoria da qualidade de vida na sua região ou pessoas que, não sendo comunitários, participam ativamente e com dedicação pessoal ao trabalho em comunidade. O Prêmio é uma peça de reconhecimento e não distribui recursos financeiros. A votação nos indicados ocorre por meio do site dos promotores do Prêmio, realizada e 9 de agosto a 30 de novembro.

O Prêmio Betinho Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008, quer valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também quer ser um estímulo para que as pessoas encontrem sua forma de participação.

Conheça as instituições promotoras do Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2010:

COEP – Rede Nacional de Mobilização Social
O COEP é uma rede que reúne comunidades, organizações e pessoas. São cerca de 1.100 organizações, públicas e privadas (universidades, empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e organizações não governamentais, entre outras); mais de 100 comunidades em todos os estados brasileiros; 29 municípios e mais de 12.500 participantes da Rede Mobilizadores. Saiba mais, acessando www.coepbrasil.org.br

Rede de Mobilizadores

A Rede Mobilizadores reúne pessoas, do Brasil e do exterior, que atuam ou desejam atuar na área social. Os participantes interagem e aprimoram conhecimentos e práticas na área social por meio do site http://www.mobilizadores.org.br/

Desenvolvimento Social da IELB: Quadro Atual

Quadro atual


Nestes cento e seis anos de trabalho ininterrupto, a IELB tem marcado presença em todo território nacional, somando mais de 236.000 congregados de todas idades, etnias, culturas e classes sociais. Tem dedicado especial atenção e cuidado ao atendimento cultural e espiritual, buscando desenvolver estruturas e capacitação nos campos da Educação, da Ação Social e da Filantropia. Conta hoje com instituições internacionalmente conhecidas como, por exemplo, o INSTITUTO SANTÍSSIMA TRINDADE, localizado em Moreira, município de Gramado/RS, que atende há mais de 80 anos idosos e crianças; o Centro Comunitário e Social Dorcas, mantido pela Congregação Cristo Redentor de Toledo, PR, que atende a mais de 500 crianças diariamente; A Associação Amigo dos Meninos (AME) fundada em abril de 1972, no seio da Comunidade Ev. Luterana “São João” de Esteio/RS, é uma instituição que procura colocar-se ao lado das crianças e famílias que sofrem, compartilhando com elas o Evangelho da compaixão de Cristo, tanto pelo anúncio como pela vivência.

O SEMEAR ( Serviço Médico Educacional de Atendimento em Reabilitação), essa instituição está em atividade desde 1985, tem como missão oportunizar o bem-estar físico e social do ser humano através de um atendimento integral, a fim de completar sua formação buscando aprimoramento pessoal e intelectual, desenvolvendo suas habilidades; o Centro de Acolhimento Martinho Lutero, fundado em 1986 em Santo Ângelo, RS e ora localizado em Entre Ijuís, RS, é uma instituição que funciona através do sistema de casas-lares, e vem atendendo uma significativa demanda no abrigamento a crianças e adolescentes não só de Entre Ijuís, mas de toda a região; a Associação Beneficente Luterana de Pelotas (ABELUPE), com mais de 20 anos de existência e está sediada num Bairro pobre da periferia de Pelotas, Bairro Santos Dumont, atua em convênio com a Universidade Federal de Pelotas, especialmente com a Fundação de Apoio Universitário – FAU, e atualmente tem mais de 800 famílias e 2,6 mil moradores cadastrados no bairro; a Associação Evangélica Luterana de Caridade - AELCA, sediada na Vila Jardim, em Porto Alegre, RS atende aproximadamente 200 crianças naquele bairro. Ao todo 18 (dezoito) instituições estão registradas como Entidades Sociais da IELB.

Além das 20 Entidades Sociais da IELB relacionadas no Anuário Luterano 2011, mais de 60 (sessenta) escolas são mantidas por congregações da IELB, sem incluir nesse número a ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) que contribui nos seus complexos educacionais com iniciativas missionárias e assistenciais em toda América Latina e do Norte, Europa e África, mobilizando esforços e valores que levam à participação consciente e criativa do ser humano no seio de sua família e comunidade, em paz e fraternidade.

(Extraído do TCC ANÁLISE PROPOSITIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA IELB p 16 de Mario Lehenbauer)

Política Social

Devido as múltiplas manifestações da questão social em solo brasileiro, a IELB decidiu refletir sobre o assunto numa reunião do Conselho Diretor. E com todos os representantes presentes, líderes leigos e pastores conselheiros, estudou e avaliou a Moção 3 que propunha uma política de ação e serviço social para a IELB. Baseada nos seus Estatutos, artigo quinto (Estatutos da IELB Art. 5: organizará e manterá serviços de assistência social, tais como asilos, orfanatos, hospitais creches e outras entidades congêneres) e motivada por esta reflexão realizada neste Conselho Diretor, resolveu implantar oficialmente uma política Social.

Essa Política Social tinha por objetivos: Conscientizar, motivar e orientar a Igreja, para que cada congregação da IELB se torne agência/agente de serviço e ação social, dentro da comunidade onde está inse­rida. (CD-RES 019/99 - Moção 3).

Esses objetivos deveriam ser alcançados até 2004, quando foi feito um novo planejamento até o ano 2010. Nesse planejamento permaneceu o mesmo objetivo, especificando e dando-lhe a possibilidade de mensuração: Ter programas de ação social em cada congregação da IELB. De acordo com a estatística de 2008 da IELB este objetivo não foi plenamente alcançado, pois haviam sido relatadas apenas 562 ações sociais nos formulários estatísticos, de um total de 1447 congregações. E das 18 instituições reconhecidas na IELB, apenas 6 se associaram a rede oficial de Entidades Sociais da IELB (AESI). E o número de ações sociais relatadas vem crescendo apenas lentamente, das 440 ações relatas em 2007, houve um acréscimo de 122 novas ações relatadas, portanto ainda 885 não estão realizando ações socais ou não as estão relatando.

(Extraído do TCC ANÁLISE PROPOSITIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA IELB p 17 de Mario Lehenbauer)

ALAS faz inclusão através da música

A Associação Luterana de Assistência Social (ALAS) realiza projetos de inclusão com crianças e adolescentes através da música, em Vitória, ES. O trabalho é desenvolvido com um grupo de 80 crianças através do canto e da prática instrumental. Em 2010, sob a coordenação da professora Eni Bermond, foram preparadas as cantatas: "Natal Brasileiro" e a "Cantata da Primavera". As crianças já se apresentaram no Hospital Infantil, nos cultos e abriram as comemorações natalinas de Vitória, junto com o prefeito João Coser. A agenda de compromissos está lotada até o Natal.

LLLB apresenta novo site

Uma das prioridades da nova diretoria da LLLB era modificar e atualizar o site. Agora o novo modelo da página possui notícias atualizadas, mensagens, material de apoio e link úteis. Conheça o trabalho da Liga. Visite: http://www.lllb.org.br/

Divulgadas as designações dos novos pastores

Confira a lista:

André Gonçalves de Freitas - Juiz de Fora, MG
Charles André Wildner - São João Cerrito, RS
Clairton dos Santos - Espigão do Oeste, RO
Davi Schmidt - Santa Cruz do Sul / Dois Irmãos, RS
Éderson André Vorpagel - Dom Pedrito / Petrópolis, RS
Fernando Dal Molin - Santa Rosa, RS
Fernando Santos Boone - Itapema, SC
Francis Dietrich Hoffmann - Canguçu, RS
Gerson Daniel Bloch - Seara, SC / Escola Especial Concórdia (Porto Alegre)
Holdibert Grün Assis - Aripuanã, MT / Marangatú, Paraguai
Isaías Hanerth - Rondonópolis, MT
Jones Claiton da Silva Rubira - Lucas do Rio Verde, MT / São Leopoldo, RS (Scharlau)
Josué Fernando Skolaude - Juína, MT
Marlus Seling - Volta Redonda, RJ
Mateus Leonardo Lange - Campo Grande, RJ / São Leopoldo, RS (Concórdia)
Rágis Duarte Müller - Governador Valadares, MG
Ronaldo Martinho Arndt Jr. - Capanema, PR
Samuel Fuhrmann - Continuará seus estudos
Tiago Frederico - Campo Limpo Paulista, SP / Sapucaia do Sul, RS

Jovens do Distrito Bandeirante se preparam para Congresso Nacional

No dia 15 de janeiro os jovens da nossa Congregação estarão partindo para Foz do Iguaçu onde participarão do Congresso Nacional da Juventude Evangélica Luterana do Brasil. Eles farão uma escala em Cascavel, onde permanecerão nas casas dos familiares do pastor Gilson e da Hane, e no domingo se deslocarão até Foz.

O Congresso começará no dia 16 e se encerrará no dia 21. Estão sendo esperados para este Congresso 1.200 participantes de todo o Brasil. Oremos para que todos estes jovens possam fazer uma boa viagem e terem abençoado proveito de tudo que ouvirão ao longo destes dias.

Jovens encerram atividades 2010

Os jovens da “Bom Pastor” de Limeira/SP realizaram encontro de encerramento das atividades 2010 nos dias 11 e 12 de dezembro, na Chácara do Sr. Otomar e Auta Geni Jurgensen. Palestraram no evento o pastor Gilson e a presidente dos jovens Rebeca Persike. Os destaques do Encontro foram: o jantar de gala, as brincadeiras na piscina  e a eleição da nova diretoria que ficou assim constituída:
- Pres. Alissa Persike,
- Vice Pres. Douglas Greve
- Secretária Stefany S. Beck
- Tesoureiro: Mateus Tetzner
- Vice Tes: Jonas Lange

A Cor do Mundo

por Gilson Persike

O ancião descansava sentado em um velho banco à sombra de uma árvore, quando foi abordado pelo motorista de um automóvel que estacionou a seu lado :
- Bom dia !
- Bom dia ! Respondeu o ancião.
- O senhor mora aqui ?
- Sim, há muitos anos...
- Venho de mudança e gostaria de saber como é o povo daqui.
Como o senhor vive aqui há tanto tempo deve conhecê-lo muito bem.
- É verdade, falou o ancião. Mas por favor me fale antes da cidade de onde vem.
- Ah ! É ótima. Maravilhosa ! Gente boa, fraterna... Fiz lá muitos amigos.
Só a deixei por imperativos da profissão.
- Pois bem, meu filho. Esta cidade é exatamente igual. Vai gostar daqui.
O forasteiro agradeceu e partiu.
Minutos depois apareceu outro motorista e também se dirigiu ao ancião :
- Estou chegando para morar aqui. O que me diz do lugar ?
O ancião, lançou-lhe a mesma pergunta :
- Como é a cidade de onde vem ?
- Horrível ! Povo orgulhoso, cheio de preconceitos, arrogante !
Não fiz um único amigo naquele lugar horroroso !
- Sinto muito, meu filho, pois aqui você encontrará o mesmo ambiente...
Todos vemos no mundo e nas pessoas algo do que somos, do que pensamos, de nossa maneira de ser. Se somos nervosos, agressivos ou pessimistas, veremos tudo pela ótica de nossas tendências, imaginando conviver com gente assim. Isso se aplica à igreja da qual fazemos parte, ao ambiente de trabalho, à convivência familiar etc.
Em outras palavras, o mundo tem a cor que lhe damos através das nossas lentes.
Jesus nos enxerga com as lentes do amor. Por isso Ele morreu na cruz por nós, para nos salvar. Não merecíamos sermos visto assim por ele, por sermos pecadores , mas é com amor que Deus em Cristo nos enxerga. Vamos nos inspirar no amor de Deus e ver as pessoas ao nosso redor através das lentes de Cristo. Amém.

domingo, 12 de dezembro de 2010

III Encontro de Famílias da CEL Boas Novas

Aconteceu em novembro (20 e 21/11) III Encontro de Famílias da CEL Boas Novas. Este ano ocorreu na chácara Semente da Paz - Bauru, SP. Sábado, foi o encontro dos jovens que marca o encerramento das atividades do ano e contou com a participação de 30 jovens que frequentam ativamente as programações da Igreja e do Centro Social Amor Perfeito e 2 visitantes.

Este encontro foi marcado por esportes, pizza, piscina, jogos de salão, louvor e oração. Todos os jovens pernoitaram na chácara. No dia 21, domingo, as famílias estiveram na chácara para participarem do culto e da confraternização com um delicioso almoço.

Bruno Felipe Arndt - Secretário dos Jovens da CEL Boas Novas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Desenvolvimento da Ação Social na IELB - continuação

Pioneiros

O Rev. Albert Lehenbauer nasceu em 13 de fevereiro de 1891 em West Ely, Missouri, EUA. Formou-se em teologia nos Estados Unidos da América do Norte e veio ao Brasil como missionário em 2 de fevereiro de 1915, com 15 anos de idade. Casou-se aqui no Brasil com Helena Priebe Lehenbauer passando a residir e a exercer a sua atividade missionária na Linha 15 de Novembro (Santa Rosa), RS, e nas colônias de Guarani e Erechim. Desenvolveu ai um trabalho fecundo, iniciando novas congregações e pontos missionários.

No livro, Soja 80 Anos de Produção, nesta pesquisa editada em comemoração aos 80 anos de produção de soja em Santa Rosa, é descrita da seguinte forma a sua atuação: Na colônia Guarani organizou a sua paróquia de forma modelar. Ativo e trabalhador, ele mesmo cuidou da instrução de professores leigos, organizou a comunidade e criou várias escolas, dentre elas, a Escola Evangélica São João, 1917 em Santa Rosa. (LUCANO, 2004, p. 38)

No mesmo livro também é descrita a preocupação que o acompanhava na sua lida missionária:

O Pastor Lehenbauer estava empenhado na propagação do Evangelho na nova região de colonização , mas, também se preocupava com as condições econômicas dos que aqui chegavam e que haviam adquirido um pedaço de terra para trabalhar pois as dificuldades encontradas eram imensas. Era uma pessoa culta e solidária com as necessidades espirituais e materiais dos fiéis. Na época fundou uma pequena cooperativa para os agricultores.” (LUCANO, 2004, p. 38)

Este homem é descrito, na pesquisa festiva, como um personagem imprescindível para se poder compreender e entender o processo que tornou Santa Rosa o berço nacional da soja, cuja cultura gera divisas altamente significativas para a economia brasileira. E tudo isso porque um simples missionário, que veio com a missão de evangelizar, viu na necessidade do povo um motivo a mais para explicar o seu chamado ao ministério.

O Rev. August Gedrat nasceu no dia 1o. de março de 1902 na antiga Prússia, num lugar conhecido como Laugallen, pertencente à região de Heydekruck. Com 26 anos foi a Berlim para completar seus estudos, e, em 1932, formou-se em teologia. Casou-se, ainda na Alemanha, no mesmo ano com Ana Marie Sofie Heine. E no dia 31 de julho de 1932 veio ao Brasil por ter recebido um chamado da Comissão Missionária da igreja brasileira para aqui desenvolver um trabalho evangelístico.

O Rev. Gedrat foi enviado à localidade de Moreira, a descrição do local de trabalho e o próprio trabalho encontrados são descritos por sua neta Lílian Dreher, no livro “Um Lugar Tão Lindo”: Naquele tempo Moreira pertencia ao município de Taquara, hoje Três Coroas. Foi instalado como pastor da paróquia na Comunidade Evangélica Luterana “Santíssima Trindade” no dia 7 de agosto de 1932. A paróquia era composta de 17 pontos de pregação e dentre as responsabilidades pastorais estava o atendimento à escola como professor, uma vez que era a pessoa com mais estudo. As aulas, nos primeiros tempos daquela época, eram ministradas em alemão. O pastor, portanto, tinha muito o que fazer. (DREHER, 1996, p. 11)

Logo, já no seu primeiro ano de trabalho, ficou manifesto o coração desse pastor e missionário que além de evangelizar a Palavra e ensinar a letra, praticava o que ensinava:

O pastor Gedrat, voltando de uma de suas viagens pela paróquia, trouxe junto consigo uma menina chamada Alzira. A família, de Batingueira,era bastante pobre e a menina queria estudar. O pastor Gedrat concordou em abriga-la em sua casa para permitir que frequentasse a escola paroquial concomitantemente ao ensino confirmatório da comunidade. Quase em seguida veio a sua irmã Nelda Majeski. (DREHER, 1996, p.12). As notícias de pessoas com solidariedade correm rápido. Em 1934, quando nasceu o primeiro filho do casal, a casa já abrigava oito crianças. E o pastor que veio ao Brasil só falando alemão, devido a necessidade constante de comunicação com as crianças em casa e atividades na escola, aprendeu rapidamente o português.

E o empenho do pastor solidário foi se concretizando em ajuda cada vez maior. Em 1938 foi construída a Casa da Juventude, que serviu como escola paroquial no térreo e abrigo para as crianças no sótão, pois o espaço da casa pastoral era insuficiente. Segundo relatos do pastor Gedrat, até o ano de 1943, 86 crianças já haviam recebido auxílio na casa pastoral e o número crescia. Resolveram, então criar a “Sociedade Amigo dos Órfãos” que tinha, como primeiro desafio, encontrar uma maneira de alojar as crianças em um local maior e mais apropriado, desocupando, assim, as propriedades da congregação local e estas pudessem novamente ser usadas para atender as atividades congregacionais. Em instalações próprias as crianças poderiam ser melhor atendidas e essas também poderiam, como era seu desejo, participar nas atividades congregacionais.

Em 1944 a congregação local cedeu o seu nome e registro para que fossem comprados, aproximadamente, 48 hectares de terra, que serviriam então para a construção de acomodações melhores para as crianças. Imediatamente, inicou-se a construção, em regime de mutirão, uma casa de madeira. A casa tinha quatro grandes quartos coletivos, que eram insuficientes para abrigar todas as necessidades e assim as crianças foram divididas: as crianças menores, que necessitavam de atendimento mais individualizado, ficaram residindo com a família pastoral e os maiores ficaram na casa nova sob os cuidados de pessoas voluntárias da comunidade.

As dificuldades eram imensas para a manutenção de toda essa atividade e, por isso, para possibilitar melhores condições de busca de recursos, numa reunião extraordinária do Comitê Amigos dos Órfãos a 10 de dezembro de 1946 foi fundada a Associação Evangélica Luterana de Beneficência (AELB). E com isto foi criada a entidade jurídica necessária para ser a mantenedora legal do Instituto Santíssima Trindade – Lar de crianças e idosos, como previsto nos seus estatutos.

Em 1948 foi inaugurada a segunda casa das crianças, maior, com mais conforto e mais próxima da civilização com capacidade para 58 crianças. E em 1959 foi inaugurada a terceira casa das crianças do Instituto Santíssima Trindade. Apesar de não estar completa, havia muitos detalhes a concluir, nela residiam 126 crianças. A antiga casa de madeira serviu para, então, abrigar os idosos que havia em número de 33. A história do Instituto Santíssima Trindade é uma história inacabada, poderia, até se dizer que está no início, posto que os atuais responsáveis se espelham na fé, coragem, e coração desse que foi o seu fundador.
(Extraído do TCC ANÁLISE PROPOSITIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA IELB de Mario Lehenbauer)

Exemplo para ser seguido

Prezados irmãos vejam que belo exemplo do trabalho do PEM (Estudos bíblicos). O maior crescimento verificado de 2000 para cá, é do Distrito Rio Doce. Em 2008 tivemos neste Distrito 14.212 participantes em 770 estudos. Já em 2009 foram 24.048 participantes em 888 estudos. Isso é comprometimento com o Alvo 8 e objetivos do Planejamento IELB 2014 que busca recuperar a participação e os grupos de Estudos na IELB. Pastores do Distrito do Rio Doce e Líderes do PEM estão de parabéns! Muito obrigado.

Rev. Adilson D. Schünke

Coordenador Nacional do PEM

Lembrando:

ALVO 8: Ter grupos de estudo bíblico em todas as paróquias.

Das 508 paróquias, 409 realizaram estudos bíblicos em 2008. Assim, 99 paróquias não tiveram estudos bíblicos, o que equivale a 19,5%. Considerando-se a existência de 2.107 locais (congregações e pontos), houve estudos bíblicos em apenas 1.104, o que equivale a 52,4%. O contato com a Palavra de Deus nos estudos bíblicos, além da comunhão e do serviço, são bênçãos que atestam a importância desta atividade da Igreja.

Luther – Kalender für Südamerika - 1925

"Pois hoje o chamamos de ANUÁRIO LUTERANO. Por quase 50 anos (1938 a 1986) havia edições paralelas em dois idiomas: alemão e português. À partir de 1987 só no idioma pátrio. A 85 anos era editado, então, o primeiro Luther-Kalender, e o responsável foi o mesmo pastor que introduziu o soja, prá valer, no Brasil: Albert Lehenbauer. Relatamos a seguir algumas curiosidades da edição pioneira.

Treze anunciantes (ou reclames!) participavam da empreitada, barateando, assim, o valor de aquisição. São Leopoldo, Arroio do Meio e Ijuí eram a maioria dos municípios que ofereciam seus serviços e produtos. Porto Alegre somente um. Entre os 12 feriados nacionais registrados constam – entre outros – os seguintes: 24 de fevereiro, Proclamação da Constituição de 1891; 14 de julho, libertação e independência do povo americano; 20 de setembro, Comemoração da Proclamação da República de 1835. Na época a igreja na Argentina estava subordinada diretamente ao então Synodo Evangélico Lutherano do Brasil, razão pela qual dito “calendário” (anuário) contemplava as informações detalhadas – inclusive endereços dos pastores e professores – da igreja irmã argentina.

O sucesso e penetração do Luther-Kalender era tal, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que em seis anos, os anunciantes eram mais de cinqüenta, sendo que muitos lutavam para obter páginas inteiras para divulgarem seus serviços e produtos".

Paulo Udo W. Kunstmann
Coordenador do Instituto Histórico da IELB

Dependência Química

A Sociedade Bíblica do Brasil convida para o II Seminário sobre Dependência Química. O evento acontece em Curitiba (PR), no dia 25 de novembro, no auditório Mário de Mari - FIEP, no Jardim Botânico. A entrada é franca. Informações pelo www.sbb.org.br/seminario_dep_quimica ou pelo telefone 0800-727-8888

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Criado primeiro Grupo de Escoteiros Luteranos

No dia 07/11, durante o culto na CEL Da Paz, em Cuiabá, foi realizada a "Promessa Escoteira", com a entrega dos lenços e os distintivos de promessa aos escotistas líderes, que vão agora desenvolver o Escotismo Luterano com crianças, jovens e adolescentes.

O grupo recebeu o nome de Grupo de Escoteiros Christian Timm Musskopf, em homenagem ao filho do pastor Horst Siegfried Musskopf, que é portador de necessidades especiais.

Segundo o Chefe Escoteiro, André Fabrício Malheiros, com grau Insígnia Madeira, o Escotismo é uma forma de tirar nossas crianças, adolecentes e jovens dos shoppings e da internet e colocá-los em contato com a natureza, ensinando valores cristãos e éticos, indispensáveis para o convívio social.

A IELB e sua Assitência Social

A história da Igreja Evangélica Luterana no Brasil inicia com a fundação de sua primeira congregação em 1o. de julho de 1900, denominada de Comunidade Evangélica Luterana São João, no município de Pelotas. Esta comunidade era composta de 17 famílias e no livro Crônicas da Igreja está registrada a sua primeira ação em prol da comunidade: “Começou logo uma escola paroquial”. (WARTH, 1979 p. 16).

A formação do Sínodo ocorreu somente em 1904, no dia 24 de junho, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS, em reunião com a presença de 14 pastores evangélicos luteranos e 10 deputados leigos, representando 10 comunidades com aproximadamente três mil membros, esses luteranos fundaram a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.(HISTÓRIA DA IELB, 2000 p.5). E conforme registro encontrado no livro de atas da IELB, datada no dia 20 de março de 1016 vemos o tipo de trabalho desenvolvido pelo novo sínodo: “Nosso Sínodo trabalha conforme razão humana, mas totalmente vive como os primeiros sínodos de Jerusalém. O Sínodo serve em todos os pontos para o bem da comunidade e para a glória de Deus.” (Atas da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Livro no. 1, p. 35).

Entre os primeiros missionários muitos destaques poderiam ser feitos. Aqui, no entanto, mencionaremos somente dois. O primeiro, o Rev. Albert Ernest Henry Lehenbauer, devido ao destaque que o mesmo recebeu na última Fenasoja como introdutor da soja no Brasil. E o segundo, o Rev. August Gedrat, por ser o fundador do Instituto Santíssima Trindade de Moreira, a mais antiga e renomada instituição, tipicamente, filantrópica da IELB.

(Extraído do TCC ANÁLISE PROPOSITIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA IELB de Mario Lehenbauer)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Planejamento à moda antiga

"Nossa IELB, mais que centenária, teve em seu meio operante, sempre, pastores muito esforçados, tanto missionários chegados do estrangeiro como os formados em nossos Seminários, buscavam pastorear e levar Cristo para Todos, à comunidades das mais diversas origens, situação social e meios de vida e subsistência.

Os pastores se esforçavam, mas nem todos eram organizados e planejavam. A foto abaixo ilustra o pastor organizado e que planeja. De maneira simples com os recursos disponíveis na época. Isso lá nos idos 1944. Será que hoje, com toda a tecnologia da informática, meios de comunicação velocíssimos e ferramentas de gestão facilitadas em todos os aspectos, também nesse item tão importante – organização e planejamento – pastores buscam aprimorar seu desempenho, como o fazia o Rev. Paulo Hasse no seu sublime ofício?."

Paulo Udo Kunstmann
Coordenador do Instituto Histórico da IELB

Indicadores Novembro 2010

Valores válidos para novembro 2010!


IEG= 1,5779

POUP= 2,4211

IFAPAI= 3,0844

IFPP= 3,1927

CUB5= 4,6560

Renta. [Líquida] (mensal aual) FPP/FAPAI= 0,6938% Poupança: 0,5474

Política de Subsistência Pastorla: Básico R$ 1.867,00 (retroativo a abril/2010)

Anuênios (cada ano após a formatura)= (1º ao 5º)= R$ 67,21 e (16º ao 20º)= R$33,61

Obs1: Lembramos a Ênfase de livre negociação entre congregações e pastores. (Não deveria ser menor que os valores indicados)

Renato Bauermann
Tesoureiro da IELB

sábado, 6 de novembro de 2010

Termina reunião do Conselho Distrital

A próxima reunião do Conselho Distrital acontecerá em Ribeirão Preto, no dia doze de março de 2011.

Que Deus abençoe a todos!

Informações dos Departamentos

O pastor conselheiro da Escola Dominical, Alexandre Manoel da Costa falou sobre o Encontro de professores, ressaltando a importância na participação destes eventos no Distrito. O Pastor Conselheiro dos jovens, Fabiano B. Muller, divulgou a primeira programação distrital que será o Encontro Esportivo nos dias 13 e 14 de novembro.

A representante das servas falou sobre o encontro de famílias que acontecerá em Pires com data a ser definida, congresso de servas e as visitas que serão realizadas primeiramente em Limeira e Cosmópolis.

Planejamento IELB 2014 e LLLB

O conselheiro Distrital expôs a importâncias das congregações refletirem sobre o planejamento e incentivou a estudo e a prática do mesmo.

LLLB
O conselheiro conversou com o presidente da LLLB, que manifestou o interesse em reestruturar esse departamento no Distrito Bandeirante.

Calendário Distrital

O Conselheiro fez a leitura do Calendário. O mesmo teve algumas alterações que serão confirmadas posteriormente. O pastor Dieter J. Jagnow propôs o reestudo das datas entre os departamentos a fim de unificar ou reduzir o número de programações no ano. O assunto será apresentado e definido na próxima reunião do Conselho.

Festival Luterano

O conselho discutiu sobre a realização do Festival da Reforma e seu propósito, questionando sobre os moldes que poderá ser realizado, se adaptando às necessidades das Congregações. A avaliação geral do evento foi positiva.

Conselho Diretor

O pastor Elton Junges apresentou algumas moções e alterações que foram aprovadas no Conselho Diretor. O conselheiro Osmar Schneider expôs os assuntos que foram abordados e apresentou o novo cartaz do lema para 2011 – Acolhendo e integrando.

O conselheiro orientou ainda que as congregações invistam na divulgação do mesmo. O próximo Conselho Diretor será realizado nos dias 12 a 15 de Novembro de 2011. O conselheiro incentivou as congregações a estimularem o interesse pelo recrutamento para o Seminário.

Carta de pedido

A secretária Distrital Gleydiane Wolff Santos fez a leitura da carta enviada pelo pastor Luciano H. Haubert que solicita sua substituição no cargo de Coordenador Distrital do PEM e do Aquecendo Corações.

O conselho aprovou essa decisão e levantou pontos sobre o real papel da comissão PEM no nosso distrito. Esse assunto ficou para ser retomado e definido na próxima reunião do Conselho Distrital, em março de 2011.

Pedido de Subsídios Financeiros aprovados pela IELB

O conselheiro, pastor Osmar Schneider, expôs a aprovação dos pedidos que ficaram assim:

- Porto Ferreira: R$21.031,75 (vinte e um mil trinta e um reais e setenta e cinco centavos);
- Bauru: R$24.000,00 (vinte e quatro mil reais);
- Ribeirão Preto: R$40.150,00 (quarenta mil cento e cinqüenta reais);
- Ourinhos: R$28.720,00 (vinte e oito mil setecentos e vinte reais).

Contendo um ajuste apenas para Ribeirão Preto de menos 5,75%.

Pedidos de empréstimo à IELB

As congregações de Campinase Bauru e os pastores Dieter Joel Jagnow e Elton Junges solicitaram aprovação do Conselho do Distrito Bandeirante para pedir a diretoria da IELB, subsidio aquisição de terreno, repasse de verba e aquisição de veiculo respectivamente. Todas as solicitações foram aprovada pelo conselho.

Relatório Financeiro

O tesoureiro Danilo Fischer fez a apresentação e esclarecimentos do relatório financeiro, que finalizou em trinta de outubro, com o valor de R$ 4.307,87 (quatro mil trezentos e sete reais e oitenta e sete centavos).

O tesoureiro expôs ainda que a contribuição para Porto Ferreira começou a partir do mês de Agosto/2010. O conselheiro ressaltou o trabalho satisfatório que as congregações e tesouraria tem feito para que o caixa permaneça com resultados positivos.

Assuntos do Conselho Distrital

  1. Relatório da Tesouraria
  2. Subsidio Distrital a Campinas/SP (Congr. Redentor)
  3. Pedidos de empréstimos a IELB
  4. Pedidos de subsidios financeiros aprovados
  5. Carta pedido (Congr. Castelo Forte - Leme/SP)
  6. Informações sobre Conselho Diretor/IELB
  7. Lema 2011 (Cartaz + CD Seminário)
  8. Avaliação do Festival Luterano
  9. Calendário Distrital 2011
  10. Planejamento IELB 2014
  11. LLLB em busca de Reavivamento no Distrito Bandeirante
  12. Informações dos Departamentos (JELB / Escola Dominical / LSLB / PEM / FAPI / Aquecendo Corações)
  13. Agendamento da próxima reunião
AGENDA IELB/DB

13 e 14/11 - Encontro Esportivo - Pires (Limeira/SP)
15/11 - Encontro das Famílias Pastorais
28/11 - Aniversário da Congregação "PAZ" - Cosmópolis/SP
04/12 - Formatura de novos pastores - Seminário Concórdia - São Leopoldo/RS
12/12 - Aniversário do Departamento de Servas - Cosmópolis/SP
12/12 - Aniversário Congregação "Esperança" - Porto Ferreira/SP
25/12 - Natal

Secretaria Distrital

Começa reunião do Conselho Distrital

Começou agora pouco na Congregação Paz, de Cosmópolis, mais uma reunião do Conselho do Distrito Bandeirante.

O pastor-conselheiro Osmar Schneider saudação saudou a todos os presentes e convidou para cantamos hino de louvor a Deus e nos dirigiu em oração. Na seqüência, o Pastor Galdino Oscar Schneider iniciou estudo sobre Missão de Deus.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Desenvolvimento da Política Social da IELB

Desde sua fundação, em 1904, a IELB desenvolve intensa atividade de ação social. no início o trabalho se concentrava principalmente na educação. A criação e promoção de escolas paroquiais foi uma das principais marcas da IELB no primeiro meio século de sua existência. Broders, o prospector, fundou a primeira em São Paulo e declarou: "Se queremos ter sucesso na missão, precisamos, com certeza, valorizar a escola paroquial".

Às vezes, grupos que eram religiosamente indiferentes chamavam missionários do Sínodo de missouri para que provessem educação para seus filhos. Isto abriu muitas portas e contribuiu para o rápido crescimento do trabalho do Sínodo de Missouri no Brasil. De outro lado, tornou difícil o trabalho dos pastores. Muitas vezes, foi ouvida esta reclamação: "Eles gostam muito da escola, mas os cultos são pouco procurados". Foi nas escolas paroquiais que iniciou o trabalho em português.

Nos anos 80 houve uma grande expansão na Ação Social. Surgiram os Centros Integrados de Missão (CIMs) que procuravam desenvolver um trabalho mais abrangente, atuando além do campo da evangelização, mas também na educação e no Serviço Social. Os CMIs ficavam em Belém, Tomé-Açú, Paragominas, Marabá, Paulistão, Imperatriz, São Luís e outras localidades. Os trabalhos eram de escola, merenda escolar, clube de mães, serviço social com alunos e familiares, programas de saneamento básico, alfabetização, ambulatório, carpintaria e marcenaria, entre outros.

Confira alguns relatos da época dos CIMs:

"Nossa assistente social Madalena Klein, dirige aqui em Paragominas o programa de saneamento básico em convênio com o hospital estadual..." ML - maio 1983.

"A enfermeira Chista Schmiedt, se formou em 1982 e da Cristo de Poa, filha do Eng. Otto e Ingeborg...Decidiu dedicar sua vida à missão num campo avançado da IELB. Dirige com entusiasmo a escola bíblica, programa de saúde, jovens...ML - maio 1983.

"Nota: precisa-se de dentista para a região do Belém, PA. Escrever ou telefonar para a IELB..." ML - maio 1983.

------------------------------------------------2° PARTE-------------------------------------------- 

Em 1999 foi criada Política Social da IELB.

"A CD-RES 019/99 reunido de 08 a 12 de outubro de 1999, no Centro Educacional Concórdia, em São Leopoldo, RS. Moção 3 - Política de ação e serviço social para a IELB: Conscientizar, motivar e orientar a Igreja, para que cada congregação da IELb se torne agência/agente de serviço e ação social, dentro da comunidade onde está inserida."

Essa política deu ao Planejamento IELB 2010 um cunho voltado para o contexto social no qual a IELB está inserida.

Nova Visão: Sermos uma igreja luterana confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas.

Objetivo Área de Ação Social: Ter programas de ação social em casa paráoquia da IELB. As comunidades luteranas devem ser COMUNIDADES INCLUSIVAS.

O estabelecimento de uma política social oficial deu ensejo a organização e criação da AESI. As instituições sociais junto com a IELB, criaram uma associação para socializar experiências e saberes das ações em andamento por todo a IELB. a red ede apoio designou-se: Associação de Entidades de Assitência Social da IELB.

AESI: é uma associação de entidades sociais que têm por finalidade: reunir, apoiar, assessorar, coordenar recursos finaceiros e humanos, motivar, despertar e promover ações caracterizadas de ação social, quer pessoais, comunitárias ou institucionais.

A AESI se propõe auxiliar a Igreja, para conscientizar, motivar, orientar cada congregação da IELB a fim de que se torne um (a) Agente/Agência de Serviço Social, ali onde estiver inserida, para que, juntos e na prática, testemunhemos e vivamos o amor de Deus, Cristo.

------------------------------------------------3° PARTE--------------------------------------------

A partir do estabelecimento de uma política social oficial em 1999 iniciou-se todo um processo de conscientização e o estabelecimento de uma nova visão par a IELB: Sermos uma igreja luterana confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas.

O que também estabeleceu o objetivo Área Ação Social, hoje Departamento de Ação Social:

Ter programas de ação social em cada paróquia da IELB – As comunidades luteranas trabalham para ser COMUNIDADES INCLUSIVAS. E palavras como DIACONIA, ACOLHIMENTO, ACESSIBILIDADE E AUTONOMIA passaram a fazer parte do vocabulário ielbiano. Enquanto que palavras como ASSISTENCIALISMO, COLETAS (para os pobres) e CAMPANHAS começaram a ser questionadas. E começou-se a olhar para o grande potencial social da IELB no país. Pois a IELB está presente em todos os estados brasileiros.

INSTITUIÇÕES/AÇÕES SOCIAS
• Em 2003 tínhamos 43 programas sociais em funcionamento nas congregações (13 entidades)
• No ano de 2004 tínhamos 85 programas relatados
• Em 2007 havia 440
• Em 2008 tivemos 562 ações sociais relatadas na estatística da IELB. Com 67.847 pessoas beneficiadas
• Das 508 paróquias, 319 relataram estarem envolvidos em ações sociais (60,8%)
• Em 2009 - 18 instituições registradas.
• Em 2010 temos 20 instituições registradas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Festival Luterano reúne mais de 100 pessoas

Muito louvor, uma viagem as igrejas Luteranas de todo o mundo e depoimentos dos pastores do Distrito Bandeirante, marcaram a edição 2010 do Festival Luterano que aconteceu na cidade de Leme/SP, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Leme (ACIL).

O Festival contou com o louvor da banda Despertai (Limeira/SP) e também da banda "Esdras" (Cosmópolis) e os corais Masculino e "Bom Pastor" de Limeira, "Cristo" de Pires(Limeira/SP) e "Castelo Forte" de Leme/SP além, da apresentação do grupo de dança litúrgica de Leme, todas louvando a Deus pelos 493 anos da Reforma Protestante.

A grande novidade foi a apresentação do Grupo de Cordas da congregação de Ribeirão do Meio, distrito de Leme. O grupo tocou diversos músicas incluindo o hino da Alemanha. Após a apresentação o pastor Luciano Haubert convidou o coral "Cristo" de Pires para cantar o hino da Alemanha acompanhado pelo Grupo de Cordas de Ribeirão do Meio, que arrancou muitos aplausos dos presentes.

Para finalizar a programação, a banda "Despertai" tocou com muito alegria e entusiamos o hino “Castelo Forte” que foi cantando por todos os presentes. Ano que vem tem mais.

Reforma Protestante é destaque em Jornal Evangélico de Limeira/SP

O aniversário da Reforma Protestante recebeu atenção especial na edição do Jornal Evangélico “Agape” que é distribuído nas igrejas evangélicas de Limeira/SP.

Dentre os muitos depoimentos alusivos a data, encontramos também o depoimento do pastor Gilson Persike sobre a importância da Reforma para os dias atuais.

Pastor Davis visita Igreja Luterana de Ribeirão Preto

O pastor Davis Seibel e sua família estiveram alguns dias em Ribeirão Preto, visitando irmãos da Igreja Luterana da cidade. Davis foi extagiário em Teologia na Congregação Cristo Para Todos em 1997.

Ele é casado com Iris, que é irmã da Cleci, membro da Igreja em Ribeirão. No domingo, 31 de outubro, foi marcada uma janta para que a família pastoral fosse recepcionada, na casa do irmão Jair Fetsch

O pastor Davis, que trabalhava em Sapucaia do Sul, RS, está de viagem para a paróquia de Açailândia, MA, onde assumirá os trabalhos a partir deste mês.

(Na foto, a visita que a família Seibel fez à família pastoral de Ribeirão Preto, no dia 2 de novembro.)

Sábado (06/11) tem reunião do Conselho Distrito Bandeirante

O Distrito Bandeirante, que conta com congregações nas cidades de Ribeirão Preto, Sta Rita do Passa Quatro, Leme (02) , Limeira (02), Cosmópolis, Porto Ferreira, Campinas, Bauru e Ourinhos, localizadas no interior paulista, reune-se no próximo sábado para mais uma reunião do Conselho Distrital. 

Segundo o conselheiro, pastor Osmar Schneider, a reunião acontece na congregação "Paz", em Cosmópolis/SP e começará pontualmente as 09 horas. Lembramos que é extremante importante a participação efetiva de representantes de todos as congregações e departamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail conselhodb@hotmail.com.

Usina Hidrelétrica de ITAIPU recebe 42º Congresso Nacional da JELB

O 42º Congresso Nacional da JELB, que será realizado do dia 16 ao dia 21 de janeiro de 2011 na bela cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. É a grande oportunidade de reunir a família jelbiana num local que não poderia ser melhor: a Usina Hidrelétrica de ITAIPU! Isso mesmo! A JELB fez uma parceria com a Itaipu Binacional.

Será o “COMEÇO DE UMA MUDANÇA”, a começar pela questão ambiental! Nos baseamos em Eclesiastes 3.11: “Deus marcou o tempo certo para cada coisa” para trabalharmos o tema do Congressão, afinal, é na juventude que existem as melhores oportunidades de mudança!

O valor da inscrição é de R$ 250,00 e pode ser dividido em até 6 vezes pelos boletos gerados pela JELB ou também parcelado pelo cartão de crédito através do PagSeguro. Todas as informações sobre o 42º Congresso da JELB estão aqui! Portanto, navegue, faça sua inscrição e aproveite!

E pra quem ainda não sentiu o gostinho do que vem por aí, assista ao vídeo de divulgação do congresso! Ligue o som bem alto e aproveite! Que Deus abençoe os preparativos para este congresso e seus participantes.


O convite está feito: venha participar conosco do “COMEÇO DE UMA MUDANÇA”

NEOTES
CG JELB 2009/2010

No Dia da Bíblia, a SBB conclama as igrejas a celebrar a Bíblia na Família

Nesses cultos as ofertas serão revertidas para a Causa da Bíblia, tendo como foco especial o programa da SBB “A Bíblia e a Família”. As ações incluem a realização de eventos como o Pedalando por Bíblias em várias cidades do Brasil, além da distribuição de seleções bíblicas e planos de leitura, para adultos e crianças. “A estimativa é distribuir 15 mil Planos de Leitura da Bíblia e cinco mil Planos de Leitura Infantil, além de 300 mil seleções bíblicas”, afirma Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB e coordenador da campanha.

Segundo ele, a meta é que sejam realizados 100 eventos com a participação de igrejas. Entre os itens desenvolvidos para estas celebrações, estão modelos de camisetas, cartazes e envelopes e urnas para captação de recursos, além de cofrinhos para as crianças também ofertarem. No site www.sbb.org.br, haverá ainda outros materiais para download, como músicas, poesias e mensagens.

Para dar base à campanha de 2010, foi selecionado o texto do livro de Provérbios 14.26: “No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família”. “Todos nós somos família de Deus e é ele quem nos dá segurança, conforto e orientação para a vida. Por isso, é importante estimular a participação de todos, para perpetuar a data como um dia para se reverenciar as Sagradas Escrituras”, destaca o coordenador da campanha.

O Dia da Bíblia

Criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, o Dia da Bíblia começou a ser celebrado no Brasil em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948. Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, as comemorações se intensificaram e diversificaram, passando a incluir a realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e ampla distribuição de Escrituras – formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

O Programa A Bíblia e a Família

Esse programa visa oferecer apoio espiritual e assistencial a pessoas em situação de risco social. O programa busca o fortalecimento da família, maternidade, infância, adolescência e velhice, por meio, principalmente, da distribuição gratuita de literatura bíblica. Desenvolvido em parceria com organizações governamentais e não governamentais, o programa também dá apoio a eventos de promoção à cidadania. Com isso, contribui para o fortalecimento psicológico e espiritual do beneficiado, além de estimular a união familiar. É desenvolvido por meio de dois projetos: o Família e Cidadania e o Terceira Idade.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Festa da Reforma Luterana

Já se passaram 493 anos desde aquele memorável dia, em que Deus, despertou Martinho Lutero para servir como instrumento em Suas mãos, na recondução da verdade que liberta e da justificação pela fé. Assim, ele afixou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha. Começava ali uma luta, o empenho firme e decidido baseado em três grandes pilares: Sola Gratia, Sola Fide e Sola Scriptura, ou seja, baseado na Bíblia, a Palavra de Deus, sabemos e cremos que a nossa salvação não é por méritos nossos, mas unicamente pela fé no Senhor e Salvador Jesus.

Hoje louvamos a Deus por aquele 31 de outubro de 1517. Louvamos a Deus, que usou e usa fracos, limitados e falhos seres humanos, como foi Martinho Lutero, para através deles realizar Sua obra nesse mundo. Hoje louvamos a Deus, porque depois de 493 anos, ainda continuamos pregando, confessando e proclamando que o “Justo viverá por fé.” (Rm 1.17). Louvamos a Deus que conservou a doutrina pura e clara em nosso meio.

Nosso pedido e nossa súplica é que Deus, por sua misericórdia nos conserve firmes e fiéis às Sagradas Escrituras. Nesse mundo de tantas tentações, de tantas adequações e tantas acomodações, que Ele jamais permita que o liberalismo, costumes, praxes, tradições e ou adaptações deste mundo, se sobreponham a verdade única e absoluta da Bíblia Sagrada.

Não cansemos de agradecer, compartilhar e refletir essa mensagem da graça de Deus, pela fé em Cristo. Nessa graça, nessa fé, podemos olhar para frente tranqüilos, serenos, esperançosos e, com Lutero dizer: “Se vierem roubar os bens, vida e o lar, que tudo se vá, proveito não lhes dá, os céus nos são deixados.”

Rev. Egon Kopereck – presidente da IELB
(pela Diretoria Nacional)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Parabéns pelos 107 anos do Seminário Concórdia

Queridos irmãos!

Hoje celebramos os 107 anos do nosso Seminário. De um início cheio de dificuldades, mas com um propósito firme, decidido e nobre, hoje nossa Escola de Profetas, possui uma boa estrutura. É um lugar maravilhoso e com um quadro de professores qualificados. Todos os anos o desafio é enorme. Depois de preparar, lapidar, formar um grupo de candidatos ao santo ministério, chega a hora de entregá-los à Igreja, para atender uma demanda crescente, um campo fértil, um povo carente do Evangelho de Cristo. Atualmente a preocupação, a busca, o recrutamento de candidatos ao pastorado, se deve ao fato de a Igreja ver uma seara grande e o número de candidatos não suficiente para atender a necessidade.´

Nesse aniversário agradecemos a Deus, pelos 107 anos de lutas, trabalho, empenho na formação de pastores fiéis e dedicados, através do nosso Seminário. Nosso pedido é que Deus, por sua graça e misericórdia, permita termos sempre bons candidatos, pastores fiéis e consagrados, professores, mestres e doutores na ciência de Deus, dispostos a servir com alegria e dedicação na formação de obreiros. Assim teremos um corpo, um time, uma Igreja unida, forte e coesa na sublime missão de levar “Cristo Para Todos”.

À Igreja fica o apelo: Incentivem, apóiem candidatos que tenham demonstrado dons e vocação para servirem na obra de Deus, como obreiros na Sua seara, para ingressarem no Seminário e serem moldados para essa sublime missão.

Aos Professores do Seminário! Deus vos contemple, em rica medida, com sabedoria, amor, ânimo, muita entrega, consagração e fidelidade, usando os dons que de Deus recebestes, no preparo de nossos futuros pastores.
A DEUS SEJAM TRIBUTADOS TODA HONRA E TODO LOUVOR!

Diretoria Nacional da IELB

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As Pontes da União

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.

Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta.

- Estou procurando trabalho, disse ele.Talvez você tenha algum serviço para mim.
- Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho.

Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.

- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos. O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.

Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:

- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.

Mas as surpresas não pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio.

O irmão mais novo então falou:
- Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.

De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho, partiu com sua caixa de ferramentas. - Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você.

E o carpinteiro respondeu:
- Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...

Houve um tempo em que a inimizade dominou a nossa relação com Deus. Jesus, porém, morrendo lá na cruz e ressuscitando no terceiro dia, derrubou a cerca que nos separava e no lugar construiu uma ponte. Esta ponte tem como nome “reconciliação”. Estamos reconciliados com Deus graças a Cristo Jesus e um dia estaremos com Deus para todo o sempre.

Neta certeza pergunto: você já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos...

O que você está esperando? Que tal começar agora !!!

Pr. Gilson Persike

Festival Luterano será em Leme/SP

O Festival Luterano acontecerá no dia 30 de outubro de 2010, na cidade de Leme/SP, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Leme (ACIL), onde iremos louvar e engrandecer ao nosso Deus!

Será uma grande oportunidade de testemunho a respeito da obra de Deus através do seu servo Martinho Lutero.

Indicadores 2010

Outubro 2010

IEG= 1,5772
POUP= 2,4079
IFAPAI= 3,0325
IFPP= 3,1391

Rentab. [Líquida] (mensal atual) FPP/FAPAI = 0,6858% Poupança = 0,5914
Política de Subsistência Pastoral: Básico:R$ 1.867,00 (retroativo a abril/2010)
Anuênios (cada ano pós formatura)=> (1o ao 15o)=R$ 67,21 e (16o ao 20o)=R$ 33,61
CUB – 5: 4,6259

Obs: Lembramos a ênfase da livre negociação entre congregações e pastores.
(Não deveria ser menor que os valores acima indicados)

Projeto "Escola Bíblica Missionária" promove festa a 65 crianças carentes

A Congregação de Porto Ferreira reune, todos os sábados de manhã, crianças de um bairro carente de Porto Ferreira, levando a elas a maravilhosa história da salvação que temos em Cristo através de histórias Bíblicas, oração, músicas, desenhos e brincadeiras.

No dia 10 de outubro, foi ainda mais especial. A Congregação realizou comemoração referente ao Dia das crianças. As professoras da Escola Dominical e o pastor Ismael, apresentaram uma pequena peça teatral com o título "Jesus ama as crianças".

As crianças cantaram, oraram e receberam a palavra de Deus além, de brincar de corrida de saco e dança da cadeira, e também comer muito cachorro quente e algodão doce. Aproximamdante 65 crianças participaram destes festejos. Foi um dia abençoado e gratificante

Pr. Ismael Verdin

Reflexão: Religião e Política

Alguém certa vez disse: “Política e religião não se deve discutir”. Outro afirmou: “Religião e política não devem se misturar”.

Ambas as frases viraram ironia, pois política e religião, ao lado do futebol, são os assuntos sempre presentes nas rodas de conversa. Tais debates são positivos, em especial se forem discutidos em níveis construtivos. Porém misturar a religião com a política é um grande erro. Cristo jamais assumiu uma posição partidária.

Infelizmente tal erro tem sido comum na corrida pela presidência do Brasil.

No tempo de Jesus a situação política era bastante curiosa: o império romano havia invadido a Palestina e dominavam o povo. O Imperador (César) colocava um governador como representante no local (Pilatos) e para dar uma de bonzinho permitia que o povo tivesse um rei (Herodes), que na verdade tinha um poder muito limitado e que devia ser sempre submisso a César. O povo estava cansado dessa submissão.

Nessa efervescência partidária pedem para Jesus se posicionar, fazendo-lhe uma pergunta sobre o imposto. A pergunta foi: “é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador Romano (César)?”

O texto escrito em Mateus 22.15-22 revela que Jesus sabia que se tratava de uma armadilha, pois se ele dissesse que era justo, o partido dos judeus ficaria contra ele. Se ele dissesse que não era justo, o partido ligado ao governo iria o prender.

Jesus então pergunta de quem era o desenho que havia na moeda. As pessoas prontamente disseram que era o desenho de César (imperador). Então diz a famosa frase: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

Com essa frase Jesus não estava ficando em cima do muro, ele não estava apenas dando uma de esperto, mas estava estabelecendo a verdade de que política e religião não se misturam.

Um posicionamento partidário, como diz a palavra, é a favor de uma “parte” e não de “todos”. Cristo é para todos.

Na política, o cristão individualmente estabelece o ponto de contato, sendo sal e luz do mundo. Assumamos individualmente, com o voto, nossas convicções, mas certos de que nenhum ser humano é perfeito e digno de toda confiança (Sl 146).

Na religião, o dever daquele que proclama a Palavra de Deus é anunciar o nome de Jesus. Nele podemos confiar. Podemos não somente depositar nosso voto, mas toda a nossa vida em suas mãos (Sl 37.5).

Pastor Ismar Lambrecht Pinz

107 anos do Seminário Concórdia

Queridos irmãos!

No dia 27 de outubro celebramos os 107 anos do nosso Seminário. De um início cheio de dificuldades, mas com um propósito firme, decidido e nobre, hoje nossa Escola de profetas, tem uma estrutura boa, um lugar maravilhoso, e um quadro de professores qualificados. Todos os anos o desafio é enorme. Depois de preparar, lapidar, formar um grupo de candidatos ao santo ministério, entregá-los à Igreja, para atender uma demanda crescente, um campo fértil, um povo carente do Evangelho de Cristo. Atualmente a preocupação, a busca, o recrutamento de candidatos ao pastorado, se deve ao fato de a Igreja ver uma seara grande e o número de candidatos não suficiente para atender a necessidade.

Nesse aniversário, agradecemos a Deus, pelos 107 anos de lutas, trabalhos, empenho na formação de pastores fiéis e dedicados, através do nosso Seminário. Nosso pedido é que Deus, por sua graça e misericórdia, permita termos sempre bons candidatos, pastores fiéis e consagrados, professores, mestres e doutores na ciência de Deus, dispostos a servir com alegria e dedicação na formação de obreiros. Assim teremos um corpo, um time, uma Igreja unida, forte e coesa na sublime missão de levar “Cristo Para Todos”.

À Igreja fica o apelo: Incentivem, apóiem candidatos que tenham demonstrado dons e vocação para servirem na obra de Deus, como obreiros na Sua seara, para ingressarem no Seminário e serem moldados para essa sublime missão.

Professores! Deus vos contemple, em rica medida, com sabedoria, amor, ânimo, muita entrega, consagração e fidelidade, usando os dons que de Deus recebestes, no preparo de nossos futuros pastores.

A DEUS SEJAM TRIBUTADOS TODA HONRA E TODO LOUVOR.

Rev. Egon Kopereck
presidente IELB

Crianças fazem a festa em Ribeirão Preto

Mais de 50 crianças e adultos participaram do Dia da Crianças Feliz 2010 na Igreja Luterana de Ribeirão Preto, SP, no dia 17/10. Foi uma tarde de histórias bíblicas, cânticos, brincadeiras, cachorros-quentes, refrigerantes e picolés. E, claro, presentes para todas as crianças.

O evento, anual, tem um caráter missionário, voltado especialmente para crianças que moram nos bairros vizinhos. Ao todo, participaram cerca de 30 crianças, sendo que cerca de 20 delas não pertencem à Congregação Cristo Para Todos.

Rev. Arnildo Schneider assume, interinamente, a presidência da IELB

O pastor presidente, e sua esposa, Tânia Kopereck, desembarcam em Portugal e se hospedam na casa do pastor Adalberto Hiller, na cidade do Porto. Devem visitar Ponte de Lima e se encontrar com o pastor Jonas Flor e com o pastor Genivaldo Agner.

No dia 23/10 seguem para Alemanha. Em Wittenberg, o Rev. Egon Kopereck participa de reunião da International Lutheran Council (ILC), nos dias 24 a 26/10. Na pauta do encontro estão os projetos missionários, a realidade da Igreja Luterana no mundo e os desafios e metas.

Durante o ILC, o pastor Kopereck, juntamente com representantes de outras Igrejas Luteranas do mundo, plantarão uma árvore, identificada com uma placa da IELB, no Luther Garten. O ato simbólico é para marcar os preparativos para a comemoração dos 500 anos da Reforma.
Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com