REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Culto de abertura do 60ª Convenção Nacional da IELB

O Salão Panorâmico, do Hotel Carimã teve lotação quase total no culto de abertura da 60ª Convenção Nacional da IELB, nessa quarta-feira. Os liturgistas foram os reverendos Celso Wottrich, da CEL Cristo Redentor de Foz do Iguaçu e Élvio Bender, conselheiro do Distrito Cataratas. Os auxiliares foram os pastores do distrito Cataratas e da Diretoria Nacional da IELB. O presidente da IELB, rev. Paulo Moisés Nerbas foi o pregador. A cerimônia contou com a apresentação do coral da CEL Cristo, de Marechal Cândido Rondon, PR, sob a regência do rev. Romildo Reinaldo Wrasse.

A pregação do presidente da IELB, rev. Paulo Moisés Nerbas, teve como tema o texto: Sl 117.1,2 " A Salvação será conhecida por todos...para que todos os povos o louvem". O rev. Nerbas destacou as palavras do tema e disse que elas falam de duas coisas que poderão acontecer e uma é resultado de outra: a salvação será conhecida; os povos louvarão a Deus!

Nerbas afirmou que a palavra salvação para nós, cristãos, é o que recebemos de Deus pela fé em Jesus Cristo, pela confiança na promessa de perdão e salvação nele. Cremos e confessamos que não existe salvação fora de Jesus Cristo. O rev. questionou se é preciso mesmo anunciar a salvação pela fé em Jesus para haver louvor a Deus da parte de todos os povos?. Completou dizendo que não será possível alguém louvar a Deus sem conhecer a salvação em Jesus Cristo? Afinal, não querem louvar a Deus povos e pessoas que não conhecem Jesus nem crêem nele? Não querem adorar a Deus multidões que não ouviram a mensagem do evangelho de Jesus?

Durante a mensagem Nerbas disse que muitos, milhares, milhões de pessoas querem louvar e adorar a Deus sem Jesus. Quando fazem isso estão certas de que prestam um culto verdadeiro a Deus e pensam que sabem tudo que precisam saber sobre Deus. O pregador completou perguntando: "Diante disso, ainda tem sentido, ainda tem valor usar um tema destes para um culto de abertura de uma convenção nacional?. Nerbas convidou a uma reflexão, um desafio a tentar descobrir se elas ainda têm valor. Será que ainda é preciso tornar conhecida a salvação pela fé em Jesus Cristo para as pessoas conhecerem o verdadeiro Deus e louvarem o verdadeiro Deus? Ou este tema apresenta uma “verdade” que deixou de ser verdade, que “já era”?" .

Ele reafirmou que o desafio está diante de nós. "Vamos enfrentá-lo? Vamos lá, então! Quem, realmente, conhece o Deus verdadeiro? Irmãos e irmãs, ninguém conhece a Deus se não conhecer a verdade mais importante a respeito dele. Vou repetir: ninguém conhece a Deus se não conhecer a verdade mais importante a respeito dele. Quem não conhece tal verdade, tem apenas um conhecimento incompleto de Deus, que não é confiável e nem dá segurança para ninguém". O pregador encerrou perguntando: Sim, como está o nosso louvor? Essas perguntas são lei, lei necessária para atacar o nosso velho homem. Mas se nós voltarmos para casa só com essas perguntas, não haverá mudança no nosso comportamento. Reconheceremos que há problemas com nosso louvor. Ficaremos com nossa consciência nos acusando por em tempo, porém sem forças para mudar. O rev. declarou que IELB, todavia, pode melhorar o seu louvor, porque a IELB conhece a misericórdia e a fidelidade de Deus em Cristo.

Durante a distribuição da Santa Ceia aos participantes foram executados os Hinos 259, 274 e 122. Logo após o presidente da IELB, rev. Paulo Moisés Nerbas declarou aberta a 60ª Convenção Nacional. Ele disse que "por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo. Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. Portanto , cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a ter mais amor e fazerem o bem". Nerbas pediu que o Senhor esteja conosco, para conhecermos "a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele". Depois da oração todos foram convidados a cantar o Hino Nacional Brasileiro.


Palavra dos convidados

O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, desejou que os convencionais vivam "dias graciosos" na cidade. Ele destacou que Foz do Iguaçu transformou-se em uma cidade "destino do mundo" pela beleza das Cataratas, por Itaipu e agora, mais recentemente, pela instalação da Universidade de Integração Latino Americana. Chico disse que a cidade é um local de confluência de fé, vida, união e paz porque abriga mais de 70 etnias do Brasil e de vários países. O vice-prefeito afirmou que a IELB cumpre uma importante função social, de propagação da fé, de valorização da família e da dignidade da vida humana. "Esses propósitos nos fazem parceiros e deixam o poder municipal honrado em recebê-los". Chico encerrou dizendo que espera que todos sintam saudades de Foz do Iguaçu e voltem sempre, pois a cidade os acolherá com carinho.

Outro convidado ilustre foi o pastor Osnildo Friedemann representando o presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), Walter Altmamm. O pastor Friedemann, destacou o tema escolhido para a 60ª Convenção Nacional. Desejou que o evento seja abençoado por Deus, que a IELB atinja seus objetivos e lembrou das palavras do apóstolo Paulo em I Coríntios 15-58: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

A cerimônia de abertura encerrou com a apresentação do vídeo institucional da IELB, preparado especialmente para a 60ª Convenção Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com