REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Reitor da ULBRA apresenta relatório sobre a reestruturação da universidade

O reitor Marcos Ziemer cumprimentou a Diretoria Nacional, agradeceu o espaço na 60ª Convenção Nacional e saudou a eleição do rev. Egon Kopereck para presidência da IELB. Ziemer relatou as mudanças em um ano de Nova ULBRA e as primeiras ações após a posse da nova Reitoria. Disse que foram realizadas reuniões de apresentação do grupo e do Comitê Gestor de Crise aos professores e funcionários. "Auditórios lotados puderam ouvir um relato da situação financeira da Universidade e conhecer a proposta de trabalho adotada", contou.

Segundo Ziemer a Reitoria expôs com transparência a situação também aos dirigentes da Justiça Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Advocacia Geral da União, Ministério da Educação, Ministério Público, Ministério do Trabalho, Senado, Câmara de Deputados, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Governos Estaduais, Assembléias Legislativas, sindicatos e entidades de classe. "Nova ULBRA significa a mudança de Reitoria e uma nova forma de administrar", definiu Ziemer. A mudança definitiva culminou na contratação da KPMG Corporate, uma empresa de consultoria reconhecida pelo mercado, que veio para fazer um diagnóstico da situação e colaborar na busca de alternativas viáveis e legais para a solução do problema. A nova Reitoria instituiu a profissionalização da gestão da Universidade iniciando com o trabalho de apoio do Comitê Gestor de Crise à Reitoria, em 2009. Medidas administrativas, como a criação do Comitê de Caixa, foram fundamentais para organizar a rotina financeira.

Ziemer contou que o Plano de Reestruturação da ULBRA, conforme planejamento elaborado em parceria com a consultoria KPMG Corporate, ainda é confidencial. "O estudo foi uma exigência das entidades governamentais envolvidas na situação de crise da Instituição para encaminhar uma solução". Em sua essência, o relatório aponta para o reposicionamento competitivo das unidades de ensino, indica formas de consolidação das projeções financeiras, e dispõe de alternativas para financiamento do Plano de Reestruturação. As dívidas do passado a Reitoria está discutindo separadamente com o Governo Federal. Após apresentar números e dados estatísticos o reitor afirmou que o problema da ULBRA não é acadêmico e sim financeiro. Concluiu dizendo que "o pior não passou, o pior começa agora" quando a reestruturação financeira começa de fato. Agradeceu o apoio da IELB e pediu que todos continuem orando pela recuperação da universidade.

Comissão eleitoral
Anunciada a nova composição do Conselho Fiscal da IELB. Foram eleitos os seguintes membros:
*Rev. Donato Pfwck
*Engenheiro: Paulo Oscar Christ
*Contadora: Karin Melita Wide Schwartzhaupt
*Advogada: Alessandra Lehenbauer Thomé
*Leigos: Alcion Sponholz e Sérgio Lankwinki Júnior

Atas da 60ª Convenção NacionalO secretário Rony Marquardt fez a leitura das Atas da Sessão de Abertura, 1ª, 2ª e 3ª Sessões que foram aprovadas pelo plenário.

Encerramento
O Rev. Paulo Proske Weirich conduziu a oração de encerramento. Foi incluído o 1º vice-presidente da IECLB, Homero Pinto, que faleceu na madrugada dessa sexta-feira, em Porto Alegre e será sepultado no Cemitério de Taquara, no RS. Também foram lembrados todos os que aniversariam nessa semana da convenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com