REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - DIA 15.03.2014

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Rev. Anselmo Graff fala sobre Missão da Igreja e Evangelização

Missão da Igreja e Evangelização - Um olhar para Lutero foi o tema da palestra do professor Area Prática Missiologia, rev. Anselmo Graff. O palestrante fez uma recuperação histórica dos pensamentos de Lutero e também utilizou várias passagens bíblicas. Uma das citações foi o Salmo 117.1 e com base nele o professor afirmou que "o foco da missão não deverá ser primeiramente dirigida a mudar, mas sim formar uma comunhão de ouvintes do evangelho". Anselmo também citou o destaque dado por Lutero a missão do profeta Isaías. Outro ponto abordado foi os mais de cem escritos de Lutero sobre a ascenção e seu valor missionário. O paletrante também refletiu sobre a missão do batismo.

Sobre a Missão e Ofício de Chaves, o palestrante destacou que Lutero distingue o ministério da pregação, mas não o deixa solitário. "Lutero destacou que ao povo leigo não somente é permitido testemunhar e aplicar o evangelho, mas como também perdoar os pecados". Graff disse que a maior missão de quem tem fé é propagar a sua crença e fazer com que os outros a tenham da mesma forma e intensidade. Ele destacou ainda que Lutero sempre afirmava que o ministério pastoral é para ser praticado em nossa vivência, onde estamos, na família, no trabalho, na vivência em sociedade. "Todo cristão tem o dever de proclamar a Cristo", completou.

Nas reflexões finais disse que temos um sistema teológico maravilhoso. Citou que nas aulas do curso de Teologia, na Ulbra, acontecem verdadeiras conversões e que os alunos percebem criticamente a qualidade do nosso sistema que tem como base a justificação pela fé. Falou do testemunho de um aluno que ao saber que é salvo pela fé em Jesus, chorou e não sabe como voltar a sua denominação religiosa e dizer isso. "Com Lutero também foi assim, ele foi tocado também". Anselmo disse que como luteranos expressamos conforto e clareza quando falamos da confissão dos evangelho, das boas novas centradas na justificaçao da fé, mas quando falamos de evangelização no sentido de discutir linguagem, contextualização, metodologia e programas evangelísticos, temos muitas lacunas a preencher. O palestrante convidou a novas discussões em torno disso, desprovidos de orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informações e sugestões conselhodb@hotmail.com